Fagner lança campanha da voz na Secretaria da Saúde

14 de abril de 2009 - 19:56

O cantor Raimundo Fagner empresta mais uma vez a sua imagem para a Campanha Nacional da Voz, promovida pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz e que no Ceará tem apoio da Secretaria da Saúde do Estado. Fagner estará às 15 horas de amanhã, sexta-feira, 17, no Auditório Waldir Arcoverde, da Secretaria da Saúde, na Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, para o lançamento da Campanha da Voz para todo o Estado. Em Fortaleza e Sobral, as atividades da Semana da Voz acontecem nos dias 15, 16 e 17 de abril.

Médicos e fonoaudiólogos estarão realizando exames fonoaudiológicos gratuitos e feita triagem e realização de videolaringoscopias para os pacientes com suspeita de patologia vocal. O atendimento da população nos três dias da campanha será feito no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), na Santa Casa de Misericórdia, no Ambulatório de Otorrinoralingologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Unifor, nas praças José de Alencar e da Estação, nas faculdades de fonoaudiologia e escolas de canto. Na sexta-feira, o atendimento ocorre no HGF, na praça da Estação, Teatro José de Alencar, na Santa Casa de Misericórdia e no Name, da Unifor.

O câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acometem esta área e 2% de todas as doenças malignas. Além de tabaco e bebidas alcoólicas, o uso abusivo das cordas vocais e hábitos não saudáveis também são fatores de risco para o desenvolvimento do tumor. Os principais sinais de alerta do câncer de laringe são dor de garganta contínua ou ao engolir, rouquidão e alterações na voz por período superior a 15 dias. A incidência mundial é em torno de 4 a 5 casos novos por ano em cada 100.000 habitantes. É muito mais comum no sexo masculino do que no feminino, numa proporção de aproximadamente 10:1. O pico de incidência da doença é por volta dos 50 a 60 anos de idade mas pode ocorrer em qualquer idade.