IPC faz 40 anos e amplia centro cirúrgico

7 de abril de 2009 - 18:38

 

A Secretaria da Saúde do Estado conclui no final deste mês a obra de ampliação do centro cirúrgico do Instituto de Prevenção do Câncer (IPC). A conclusão da obra coincide com as comemorações de 40 anos do IPC, que serão marcados por uma série de atividades realizadas na semana de 13 a 17 de abril. Criado em 14 de abril de 1969 como Serviço de Prevenção do Câncer Ginecológico, o IPC realiza atualmente uma média mensal de 5.421 atendimentos, 12.501 exames citopatológicos 331 exames histopatológicos e 425 cirurgias. Com a reforma do centro cirúrgico esses números serão ampliados.

O IPC é uma unidade secundária de atenção da Secretaria da Saúde do Estado, com atendimento ambulatorial e cirúrgico em hospital-dia. Realiza cirurgias de pequeno e médio porte e funciona com quatro leitos. Presta assistência em prevenção, diagnóstico e tratamento das lesões pré-neoplásicas e neoplásicas ginecológicas, de pele e pênis. O acesso dos pacientes ao serviço é feito através das centrais de marcação de consultas do Estado e dos municípios. Entretanto, continua fazendo atendimento primário em prevenção do câncer ginecológico por demanda espontânea, gerando referência secundária interna.

O IPC mantém e alimenta o banco de dados SISCOLO (Sistema de Informaçãodo Colo do Útero), que consolida todos os exames realizados pelos laboratórios de citopatologia credenciados ao SUS, absorvendo os 184 municípios do Ceará. Esse é o principal instrumento para o desenvolvimento de estratégias de controle do câncer do colo do útero, que permite realizar mensalmente importantes ações, como monitoramento da cobertura de coleta citológica por municípios; envio de relatórios dos exames positivos para todos os municípios, visando a busca ativa das mulheres para tratamento; monitoramento da qualidade dos laboratórios da rede credenciada; planejar e oferta de treinamentos.

O IPC funciona hoje com 240 funcionários. Na infra-estrutura, são 14 ambulatórios, dois laboratórios, de Citopatologia e Histopatologia, um Centro Cirúrgico composto por duas salas de cirurgias, quatro leitos, um Centro de Material e Esterilização, uma Unidade de Expurgo, uma Unidade de Dispensação de Medicamentos Excepcionais, além da estrutura administrativa. Os serviços médicos oferecidos incluem ginecologia, peniscopia, dermatologia, cirurgia de pequeno e médio porte nessas especialidades, radiologia (mamografia), ultra-sonografia e histeroscopia. O IPC realiza o monitoramento das ações de controle do câncer do colo do útero no Ceará e atualmente desenvolve pesquisa sobre eficácia de vacina para prevenir a infecção pelo vírus HPV. O IPC funciona na Rua Assis Chateaubriand, 58, Dionísio Torres.

 

 

PROGRAMAÇÃO

DATA HORA EVENTO
     
13/04/09 9h Apresentação do GRUPO SWNTAGMA
     
14/04/09 7h30min Número Musical: EVERALDO AO SAX
  8h30min Alvorada: BANDA DA POLÍCIA MILITAR
    Solenidade de Abertura
    – Hasteamento da Bandeira com o Hino Nacional
    – Composição da Mesa
    – Número Musical: GUSTAVO AO TECLADO
    – Apresentação IPC: Dra. TÂNIA CRUZ
    – Perspectiva do Controle do Câncer no Ceará: Dr. LUIS PORTO
    – Fala do Secretário da Saúde: Dr. JOÃO ANANIAS
     
15/04/09 7h30min Número Artístico: LUCIANA AO TECLADO
  9h Palestra: AMOR RECÍPROCO – Dra. IRENE MAIA
  10h30min Apresentação Musical: SERVIDORES IPC AO TECLADO
  13h Dinâmica de Grupo com a Arte Educadora ANA CELINA
  14h Palestra: O PERDÃO – IRMÃO EMANUEL
  15h Show Artístico: COVER DO ELVIS PRESLEY
     
16/04/09 8h Feira de Talentos Artesanais
  10h Palestra: SEXUALIDADE NO SÉCULO XXI – Dra. MARGARETH FICHERA
     
17/04/09 10h Solenidade Ecumênica: Padre SALES e Pastor SAMUEL MUNGUBA
Voz e violão: ANA EVANGELISTA