Fórum virtual debate novas estratégias de controle das DST e aids

3 de abril de 2009 - 17:35

O Ministério da Saúde realiza de 6 a 28 deste mês um debate nacional através da internet sobre e construção de novas estratégias de fortalecimento do controle das doenças sexualmente transmissíveis. Trata-se do “Prevenção na Rede: Fórum Virtual sobre DST e Aids”, que vai ouvir da sociedade experiências inovadoras na área de prevenção. O debate será organizado em salas de discussão, onde serão debatidos os principais desafios para o enfrentamento dessas epidemias para avançar na construção de políticas.

No dia 29 de abril, será realizado o Encontro Nacional sobre Prevenção das DST e Aids, com transmissão ao vivo, pela internet, com a participação de especialistas que vão sistematizar as discussões realizadas no Fórum. No Ceará, em forma de teleconferência, o encontro poderá ser acompanhado no Auditório Waldir Arcoverde, da Secretaria da Saúde do Estado, na Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, na sede do Senac, Av. Tristão Gonçalves, 1245, Centro, na Casa da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Av. Barão de Studarte, 1980, Aldeota, e na sede do DataSUS em Fortaleza, na Rua do Rosário, 283, Centro.

O Fórum Virtual quer promover a participação de gestores, profissionais de saúde, educadores e organizações não governamentais nas discussões sobre o controle das DST e aids. Para participar, os interessados devem fazer inscrição no dia 6 de abril, no endereço eletrônico www.aids.gov.br.

Segundo último boletim da Secretaria da Saúde do Estado sobre aids, de janeiro de 2009, desde 1983, ano de registro do primeiro caso de Aids no Ceará, até dezembro de 2008 foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) 8.272 casos, sendo 29,4% em mulheres. Nos últimos sete anos (2001 a 2007) foram notificados, em média, 629 casos novos por ano. Em 2007 houve registro de 581 casos, com taxa de incidência de 7,0 casos por cem mil habitantes. O ano de 2004 foi o que apresentou maior número de casos e a maior taxa de incidência nos últimos 10 anos.

Foram selecionados pela SESA, segundo parâmetros epidemiológicos, populacionais, regionalização e capacidade administrativa e técnica, 16 municípios prioritários para o controle da doença, dentre eles: Aracati, Crato, Juazeiro do Norte, Cascavel, Sobral, Maracanaú, Caucaia, Fortaleza, Crateús, Itapipoca, Russas, Limoeiro do Norte, Pacajus, Canindé, Quixadá e Iguatu. Os referidos municípios concentram 51,0% da população cearense e 80,0% dos casos de Aids do Estado.

Vem crescendo o número de municípios do interior do Estado com casos notificados de Aids. Apenas 11 (6%) dos municípios não notificaram casos. Esse aspecto da epidemia ressalta a necessidade de um trabalho contínuo, não só nos grandes centros, com maior número de casos, mas também nas pequenas cidades do interior, envolvendo técnicos e profissionais de saúde da atenção básica, para o diagnóstico precoce e acompanhamento, a notificação com qualidade e o aperfeiçoamento do trabalho de monitoramento da evolução do HIV/Aids no Ceará.