SVO realiza estudo sobre causas de óbitos no período de chuvas

31 de março de 2009 - 12:14

O Serviço de Verificação de Óbitos da Secretaria da Saúde do Estado está realizando estudo das causas mortis determinadas nos primeiros meses deste ano para verificar a relação  do quadra de chuvas no Ceará com as mortes em consequência de infecção respiratória e gastrointestinal. Até o dia 27 de março, o SVO havia recebido este ano 1.181 corpos, com uma média de 13 corpos/dia. Com três anos de funcionamento, o serviço observa o aumento do número de corpos recebidos nos meses chuvosos e relativo aumento de casos de quadros de infecção, às vezes superando a doença cardiovascular, que é a principal causa de morte diagnosticada.

No dia 24 de março deste ano, o SVO recebeu 30 corpos, o maior número de  atendimentos registrados pelo serviço em um só dia. O estudo do SVO quer constatar se nos primeiros meses deste ano, que coincidem com a temporada das chuvas, predominam os casos de doenças infecciosas sobre as demais causas de óbitos.

O SVO tem por finalidade esclarecer a causa mortis em casos de morte natural sem assistência médica ou quando não houver uma definição da causa, mesmo quando o caso é acompanhado por equipe de saúde. O esclarecimento de causas do óbitos é importante para a família e para a comunidade, pois fornece informações para a obtenção de benefícios sociais, como auxílio funeral, seguros, pensões, entre outros. Alerta, também, para medidas de saúde visando o combate e controle de doenças que ameaçam a vida das pessoas, especialmente dos familiares em contato com o falecido, no caso de doenças contagiosas. Às autoridades, esclarece se a morte foi por causa natural ou externa.

O SVO deve ser procurado nos casos de morte natural, por doença sem assistência médica, em que o óbito acontece em casa ou em via pública. Do interior do Estado devem ser encaminhados ao SVO especialmente os casos de interesse da Vigilância em Saúde, como dengue, meningite,  leptospirose e outras doenças infecto-contagiosas. Os hospitais enviam ao SVO casos de óbitos de causa natural, nas primeiras horas de internação, em que a necrópsia é a única forma de esclarecer o diagnóstico.

Para fazer o encaminhamento do corpo em caso de óbito familiar, deve ser feito contato preliminar com o SVO pelo telefone 3101.2150 e providenciar posteriormente a remoção. Nos óbitos em vias públicas, o contato deve ser feito com o CIOPS, pelo 190, para verificação da natureza da morte e posterior encaminhamento ao órgão responsável – SVO ou IML.

O SVO funciona 24 horas. Das 7 e 19 horas funcionam o serviços de recebimento dos corpos, acolhimento de familiares e responsáveis pelas autorizações das necrópsia e emissão de Declarações de Óbitos. Das 19 às 7 horas da manhã, somente funciona o serviço de recebimento de corpos.