Médicos orientam motoqueiros sobre cuidados com a vida

31 de março de 2009 - 17:03

Para proteger a saúde e vida dos motociclistas, a Secretaria da Saúde do Estado, com apoio do Detran, realiza quarta-feira, 1º de abril uma blitz na Avenida José Bastos, em frente ao Hemoce, das 9 às 16 horas. O objetivo é bem definido: parar somente motociclistas e chamar a atenção deles para o uso do capacete e os perigos do excesso de álcool no trânsito. Nada de punições. Ao invés de multas, a blitz dará orientações sobre os cuidados no trânsito, com a saúde, e o zelo pela vida. As orientações serão dadas por médicos do curso de Residência de Medicina em Emergência realizado pela Secretaria da Saúde do Estado. Além dos médicos, participam da blitz mobilizadores sociais.

A violência no trânsito virou um sério problema de saúde pública. Só para se ter uma idéia da gravidade dos acidentados atendidos em 2008 no IJF, 54% chegaram inconscientes e 43% com politraumatismo. O  custo médio de internação de um motociclista para o Sistema Único de Saúde (SUS), está avaliado em R$ 14.100,00. Em 2008, do total de 5.223 internados no IJF, 29,51% dos motociclistas de Fortaleza afirmaram ter ingerido bebida alcoolica antes de dirigir. Do Interior do Estado, o número de motociclistas que havia consumido bebida foi ainda maior: 52,89%. A quantidade de motociclistas sem capacete assusta, principalmente no Interior. Apenas 23,14% usavam capacete na hora dos acidentes.

Esta é a segunda “blitz da vida”. A primeira foi há um mês, na Avenida Washington Soares. A terceira blitz já tem data e local marcados: dia 1º de maio de 2009, na Avenida Osório de Paiva. As blitze ocorrerão uma vez por mês em locais de grande circulação de motos. “Estamos investindo na promoção da vida, com a preocupação de reduzir a violência no trânsito, com menos mortes, sem esquecer também que muitos motociclistas não morrem mas ficam com qualidade de vida comprometida porque ficaram com sequelas graves dos acidentes”, afirma o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias.