Mobilização orienta sobre saúde e doação de órgãos

27 de março de 2009 - 20:00

         
Com apoio da Secretaria da Saúde do Estado, associações e entidades de pacientes transplantados realizam nesta segunda-feira, 30, uma série de atividades. Será na Praça do Ferreira, das 8 às 13 horas. A mobilização tem dois objetivos: orientar a população sobre os perigos da diabete e hipertensão arterial e aumentar ainda mais a doação de órgãos. “Somente com informação e mobilização teremos pessoas mais saudáveis e apenas com solidariedade tiraremos da agonia da fila de espera centenas de pessoas que aguardam a doação de um coração, fígado, rim, córnea”, afirma Wilter Ibiapina, presidente da Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantados. Ele vive há seis anos e dois meses com fígado transplantado.          

Quem circular pela Praça do Ferreira terá a oportunidade de verificar a Pressão Arterial, fazer teste de glicemia e ainda melhorar o visual e a auto-estima, com corte de cabelo. Profissionais de saúde darão orientações sobre alimentação saudável, os cuidados com hepatite e farão distribuição de preservativos. Os serviços são uma ação integrada de diversas entidades, como a Associação dos Pacientes Renais do Ceará, Associação Cearense de Diabete e Hipertensão, Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantados e ainda  o Grupo ABC Vida, que cuida dos portadores de hepatite.

Para a assistente social da Central de Transplantes do Estado, Rosângela Cavalcante, “a mobilização é fundamental para promover qualidade de vida e prevenir doenças, evitando a necessidade de transplante de órgãos”. Hoje, no Ceará, há 900 pessoas esperando doação de órgãos. Este ano foram realizados 155 transplantes. Só de córneas, 92 transplantes. Quarenta e duas pessoas ganharam um rim novo. No coração de quatro pessoas, bate um coração saudável. Dezessete fígados foram transplantados. De janeiro a fevereiro o aumento é de 35%. Em 2007 e 2008 o Ceará bateu recordes históricos de transplantes.