Geoportal facilita acesso aos indicadores de saúde

24 de março de 2009 - 19:29

A Secretaria da Saúde do Estado apresentará no IX Congresso de Secretarias e Secretários Municipais de Saúde do Ceará, que acontece de quinta-feira, 26, a sábado, 28, em Fortaleza, o Geoportal de Informações da Saúde. É um instrumento que integra os sistemas de informações em saúde e oferece indicadores georreferenciados inicialmente em cerca de 50 mapas do Ceará, com informações sobre incidência de agravos, coberturas e mortalidade, entre outras, por município. O Geoportal está abrigado no endereço http://geolivre.saude.ce.gov.br e pode ser acessado diretamente da página da Secretaria da Saúde do Estado, no endereço www.saude.ce.gov.br, a partir do link “Geoportal”, na caixa “Acesso rápido”. Desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (Nuinf) da Sesa, com consultoria do Ministério da Saúde, o projeto conquistou o segundo lugar na edição 2008 do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica, que reconhece iniciativas de governo eletrônico no âmbito da administração pública, nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

A integração dos sistemas de informações em saúde dá aos gestores, pesquisadores e a sociedade em geral maior facilidade de acesso aos indicadores da saúde no Ceará, com a vantagem da visualização da distribuição espacial desses indicadores em todo o território cearense. Isso permite a identificação imediata de municípios e regiões que, por exemplo, concentram maiores incidências de agravos, contribuindo concretamente para as decisões de investimentos e ações.

Os mapas georreferenciados apresentam os indicadores dos sistemas de informações do Ministério da Saúde, que estão atualizados até o ano de 2006. Até o final deste mês deverão ser publicados os mapas com os indicadores referentes a 2007 e, até o final do semestre, com os dados de 2008, conforme atualização do próprio Ministério da Saúde. Integram o Sistema de Informações do Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações (PNI), Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), Sistema de Informações Hospitalares (SIH), Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).