Pacientes transplantados comemoram 8 anos do Rim Art

20 de março de 2009 - 16:59

Tudo começou em 2001. O que era apenas uma brincadeira, virou uma prática terapêutica recomendável para todas pessoas que passavam por problemas graves de doença, como os pacientes de hemodiálise e transplantados renais que compõem o Projeto Rim Art do Hospital Geral de Fortaleza. A festa dos 8 anos de vida “nova” promete. Está marcada para o próximo dia 26, das 8h às 16h, no hall do auditório principal do HGF. Vai ter exposição de fotos e banners e de peças artesanais confeccionadas pelos “artistas” do Projeto. Durante todo o dia, pacientes, acompanhantes, familiares e funcionários do hospital poderão aprender um pouco da arte do Rim Art nas oficinas de canudinhos de papel e cartões de páscoa. Está programado ainda o lançamento de um novo produto do grupo: aventais feitos com material reciclado do hospital.

O “Rim Art” tem uma produção rica, interessante. São peças marcadas pela originalidade, feitas com muito amor e habilidade, tudo supervisionado pela coordenadora do Projeto, assistente social Ana Maria Filizola. O Projeto começou com a finalidade de promover a melhoria da qualidade de vida do paciente renal que depende da máquina de hemodiálise e do paciente transplantado renal. O caminho escolhido para alcançar esse objetivo foi a ARTE. A iniciativa nasceu de observação de alguns profissionais da nefrologia, os quais constataram nesses pacientes uma apatia, desestímulo e um desencanto em relação à vida e ao tratamento. A doença crônica é sempre um desafio que obriga o paciente a mudar de hábitos e incorporar novas rotinas no seu dia a dia. Por esse motivo, a equipe da nefrologia optou em desenvolver um trabalho humanizado através da arte, onde esses pacientes pudessem encontrar um espaço para o enfrentamento de sua problemática. A proposta era mostrar que, apesar das limitações impostas pela doença/tratamento, podemos fazer algo para que os pacientes portadores de Insuficiência Renal(IR) sintam-se mais felizes e melhorem sua auto-estima, através da confecção de peças artesanais.

Composto de uma equipe multidisciplinar (médico, enfermeira, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social) e com encontros três vezes por semana, o Projeto funciona continuamente participando de atividades externas, extra-hospitalar, como feiras de artesanato, congressos médicos, palestras. A discriminação gerada pelo estado físico do paciente é corrigida através das atividades de humanização desenvolvidas pelo “Rim Art”. Recentemente, um dos pacientes escreveu um artigo para o jornal interno do HGF. Outro, lançou CD durante as festividades dos 20 anos do SUS. Exemplos de talentos que foram revelados dentro do Projeto.
   

MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação HGF – 3101-7086
Gilda Barroso – 9925-5762
Luisa Nascimento – 9215-0216
Ana Maria Filizola, coord. Projeto Rim Art – 3101-3295