Mobilização e mesa redonda marcam o Dia Mundial de Controle da Tuberculose

20 de março de 2009 - 18:05

A Secretaria da Saúde do Estado vai marcar o Dia Mundial de Controle da Tuberculose, na terça-feira, 24 de março, com atividades de mobilização na sede da Sesa e a realização da mesa redonda Integração e Parcerias para o Ceará Livre da Tuberculose, no auditório Waldir Arcoverde, na Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, a partir das 8h30min. A mesa redonda contará com a participação de representantes da Unifor, Ambulatório de Tuberculose da Universidade Federal do Ceará, Serviço Social da Indústria (Sesi), Hospital São José. Participarão das atividades profissionais da Vigilância Epidemiológica e responsáveis pela tuberculose das regionais de saúde e das secretarias regionais de Fortaleza, além dos integrantes do Comitê Metropolitano da Tuberculose.

A tuberculose ainda representa um desafio para a saúde pública. O Brasil está entre os 22 países com 80% de casos notificados no mundo. A doença está intimamente ligada à pobreza e à má distribuição de renda. São 90 mil casos notificados anualmente em todo o país. No Ceará, em 2007, foram notificados 3.474 casos novos, com o tratamento alcançando 69% de cura e 6% de abandono. Os vasos de tuberculose estão distribuídos por 95% dos municípios do Ceará e os municípios prioritários – Fortaleza, Sobral, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Crato, Juazeiro do Norte e Itapajé – detêm 63% dos casos no Estado.

Como estratégia para o controle da epidemia, a Secretaria da Saúde está fortalecendo as parcerias de trabalho, que envolvem universidades, Sesi, Sociedade Cearense de Pneumologia, mobilizadores sociais, entre outros. As metas do Ministério da Saúde para o controle da tuberculose estabelecem a redução do abandono do tratamento para, no máximo, 5%, tratamento de 100% dos casos diagnosticados, expansão da Estratégia de Tratamento Diretamente Observado em todas as unidades de saúde dos municípios prioritários e capacitação de 100% das equipes de saúde da família.