Mais 50 médicos são preparados para o diagnóstico precoce da dengue

20 de março de 2009 - 17:11

Mais 50 médicos são preparados para o diagnóstico precoce da dengue

A Secretaria da Secretaria de Saúde do Estado, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), promove de 23 a 25 de março mais um curso de atualização em vigilância epidemiológica e acompanhamento dos casos de dengue clássica e hemorrágica. O curso tem carga horária de 20 horas-aula e será ministrado para 50 médicos das Coordenadorias Regionais de Saúde – CRES e de Fortaleza.  As palestras vão acontecer a partir das 8 horas, na sede da ESP-CE, Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles. É o quinto curso de preparação para médicos que a Sesa promove para o diagnóstico precoce da doença.

o plano é realizar 11 cursos até junho de 2009, contemplando todos os municípios do Estado. Entre os palestrantes, os médicos Ivo Castelo Branco, Antônio Afonso Bezerra Lima, Tânia Mara Silva Coelho e o biólogo Luciano Pamplona. Entre os assuntos a serem tratados estão: aspectos epidemiológicos da dengue no Ceará; diagnóstico laboratorial; diagnóstico diferencial da dengue; tratamento das formas clínicas de dengue e fisiopatologia clínica das formas de dengue.

O grande objetivo do curso é compreender o comportamento epidemiológico das atividades de controle e do tratamento da dengue. Esta turma vai atender a Macrorregional de Fortaleza, que abrange os municípios de Canindé, Baturité, Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Russas, Iguatú, Itapipoca, Quixadá, Icó, Tauá, Limoeiro do Norte e Aracati.  

A coordenadora de Vigilância da Saúde, Alice Pequeno Marinho, afirma que é imperativo o desenvolvimento de estratégias para controle da dengue, atacando toda a sua cadeia epidemiológica. “O desafio continua centrado na busca de soluções que venham a atender a demandas de profissionais de saúde a fim de que se tornem aptos a prestarem assistência de qualidade, em qualquer nível de atenção aos pacientes com dengue, em todas as suas formas de apresentação”, argumenta Alice Marinho.