Hospital de Messejana transmite método inovador ao vivo para Congresso de Ecocardiografia

18 de março de 2009 - 19:36

Reconhecido pelos Ministérios da Educação e Saúde como Hospital de Ensino, o Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana) não perde oportunidades para fomentar o conhecimento. Com essa proposta nesta quinta-feira, dia 19 de março, a partir das 8h30min, será transmitido ao vivo um procedimento de oclusão de cardiopatia congênita para o Congresso Brasileiro de Ecocardiografia e Imagem Cardiovascular. A transmissão acontece direto da sala de hemodinâmica do hospital para um grupo de médicos que vai participar de uma mesa redonda durante o evento. “Geralmente, durante os congressos as apresentação são feitas com slides, e a transmissão ao vivo agrega mais valor e enriquece o momento, já que todos podem vivenciar o procedimento na realidade, interagindo em tempo real com os médicos que estão no centro cirúrgico”, revelou o cardiologista do HM, Fernando Pinheiro, presidente da comissão científica do congresso.

O procedimento de oclusão de cardiopatia congênita consiste no fechamento de um orifício dentro do coração que mistura o sangue entre as câmaras direita e esquerda do músculo, causando uma sobrecarrega aos pulmões e ao próprio coração. O método, que será realizado pelos médicos hemodinamicistas, Ronaldo Montalverne Filho e Raul Arieta, evita que o paciente seja submetido a uma cirurgia de grande porte, propiciando um menor tempo de internação e uma recuperação mais rápida. O procedimento, de alta complexidade, ainda não é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, dispondo de todos os procedimentos de alta complexidade nestas áreas e destacando-se no transplante cardíaco de adultos e crianças.  A instituição é gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e atende pacientes dos 184 municípios do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país.

MAIS INFORMAÇÕES:
Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Stella Magalhães –  Mtb 01714 JP CE
Contato: (85) 9998-7464 (85) 3101-4092