Saúde tem obras concluídas e em execução na Capital e no Interior

9 de março de 2009 - 16:32

Dezenas de obras, planejadas pelo Governo do Estado, para ampliar e mudar o perfil da assistência hospitalar no Ceará, já foram concluídas. Para o próximo mês de abril está prevista a conclusão das obras de reforma e ampliação do centro cirurgico do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPCC), dormitórios dos residentes do Hospital de Saúde Mental de Messejana, das unidades do Hemoce de Crato, Juazeiro do Norte, Quixadá e Iguatu, a implantação do setor de diagnóstico de raiva e reforma do setor de esterilização do Lacen. Em maio estarão finalizadas a instalação elétrica do setor de hemodinâmica do Hospital de Messejana, a reforma do Hospital Geral César Cals, a ala de internação do bloco F do Hospital São José e a reforma do centro cirúrgico do CEO Centro.

Outras obras já iniciadas têm conclusão prevista para o segundo semestre. Entre elas, a construção do novo laboratório central de Tauá, reforma do Centro Integrado de  Diabetes e Hipertensão (CIDH) e a ampliação em 60 leitos do setor de internação do Hospital Waldemar de Alcântara.

Na área da saúde bucal, há cinco Centros de Especialidades Odontológicas Regionais em construção. Com o CEO Regional em Juazeiro, previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano, aumentou para cinco o número de CEOs em construção no Governo Cid Gomes, através do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência no Estado do Ceará. No final de junho estarão prontos para serem entregues à população os CEOs de Baturité, Acaraú e Russas. O CEO de Ubajara deve ficar pronto em maio. Todos estão sendo construídos com recursos do Tesouro do Estado.

O Programa de Expansão e Melhoria da Assistência à Saúde do Estado do Ceará prevê, ao todo 16 CEOs regionais, 21 policlínicas e os dois hospitais regionais – Cariri e na região Norte. Com obras já em execução, o Hospital Regional do Cariri, que terá 209 leitos, garantirá assistência especializada nas áreas de traumato-ortopedia, vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, mastologia e clínica médica. O acolhimento e atendimento aos pacientes será feito por 1.115 profissionais. Desse total, 465 de nível superior. Só médicos, são 342. De nível médio serão 650 profissionais.

Além de hospitais e unidades próprias da rede estadual de saúde, o Governo do Estado está investindo em obras de reforma e ampliação de hospitais-pólo e de pequeno porte para ampliar e melhorar a rede de assistência no Interior, evitando transferências para a Capital. Nos hospitais-pólo, será concluída em abril a ampliação da emergência do Hospital Deoclécio Lima Verde, em Limoeiro do Norte. Para maio, está prevista a conclusão das obras de reforma e ampliação do Hospital Alberto Feitosa Lima, de Tauá, do centro cirúrgico do Hospital Regional Dr. Pontes Neto, de Quixeramobim, e a reforma do laboratório e ampliação do ambulatório do Hospital Santa Isabel, de Aracoiaba. A reforma do Hospital Santa Luiza de Marilac, de Aracati, deve terminar em julho.

Doze hospitais de pequeno porte do Interior do Estado receberam recursos do Governo para a realização de obras. Estão concluídas as obras nos hospitais de Fortim, Umirim, Guaiúba, Mulungu, Nova Olinda e Chorozinho. Até maio, serão terminadas as obras dos hospitais de Piquet Carneiro, Deputado Irapuan Pinheiro, Carnaubal, Capistrano e Tejuçuoca.