Prêmio Criança 2009 com inscrições abertas até o dia 27

5 de março de 2009 - 20:06

Estão abertas até o dia 27 de março as inscrições para o Programa Prêmio Criança 2009 da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. A premiação é destinada a quatro iniciativas de empresas e organizações sociais que desenvolvam ações voltadas para crianças de zero a seis anos e gestantes ou parturientes. O manual e ficha de inscrições podem ser encontrados no site: www.fundabrinq.org.br.

Os critérios para o processo de seleção são baseados nos Princípios Norteadores e passam por quatro etapas: de participação; leitura e análise das informações; análise do comitê técnico, formado por especialistas; e visitas técnicas. Após as quatro etapas o comitê do prêmio se reúne e elege nove finalistas.

A Fundação Abrinq define como princípios para a premiação os indicadores que identifiquem atendimento de qualidade para a primeira infância, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Eles foram definidos com o auxílio de especialistas nas áreas de educação, saúde e proteção. As iniciativas desenvolvidas por empresas ou por organizações sociais devem atender ao máximo possível os princípios de acordo com a especificidade da ação.

Desde 1989, antes da inauguração da Fundação Abrinq (1990), o Prêmio Criança identifica e reconhece a implementação de ações, da sociedade civil, voltadas para a melhoria da qualidade de vida e defesa de direitos das crianças. Desde a sua criação, a premiação foi concedida a 60 iniciativas, quatro por edição.

A Fundação Abrinq inicialmente era a Diretoria de Defesa dos Direitos da Criança, criada pela Abrinq – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos. A Fundação foi criada com a finalidade de mobilizar a sociedade para a promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência. Para isso, ela atua por meio de 16 ações, entre programas e projetos.