Ceram promove semana de programação para as mulheres

3 de março de 2009 - 11:58

8 de março é o Dia Internacional da Mulher. O Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Ceram), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, marca a data com uma semana inteira de programação. A prestação de serviços é o destaque na homenagem às mulheres. No dia 7, próximo sábado, através de um ambulatório móvel, instalado na Praça UV8 da terceira etapa do Conjunto Ceará, as mulheres terão acesso fácil e rápido ao teste de HIV, exames de sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis. E ainda receberão preservativos e orientações sobre gravidez. O ambulatório atenderá das 8 às 12 horas.

Antes do dia 7, tem muitas oficinas, serviços e palestras, que já começaram desde ontem, 2. Hoje, 3, duas oficinas estão sendo realizadas no Ceram, que fica na Rua Francisco Pinto, 363, Benfica, esquina com a Rua Redenção. Das 8 às 12 horas as mulheres atendidas na unidade participarão da “Oficina: trabalhando a sensibilização da mulher”. À tarde, das 14 às 17 horas, para as que gostam ou querem aprender biscuit, terão a boa oportunidade de participarem da ¨Oficina: trabalhos manuais¨. Na quarta-feira, 4, e quinta-feira, 5, também haverá oficinas de trabalhos manuais (ver programação abaixo). Com as oficinas o Ceram quer contribuir com qualificação de mão de obra e geração de renda.

Na sexta-feira, a manhã no Ceram terá clima de festa, com música. Haverá café da manhã, animado por Tião Simpatia. Ainda pela manhã, das 7 às 11 horas, a  Secretaria da Saúde do Estado, com o propósito de divulgar o papel e serviços do Ceram, terá instalado nos jardins externos uma tenda. Na tenda, profissionais da saúde distribuirão folderes informativos a quem passar pela Avenida Almirante Barroso e com os trabalhadoras e trabalhadores da Sesa. O Ceram tem apenas três anos de funcionamento.

 

O QUE É O CERAM

O CERAM realiza acolhimento interdisciplinar, com uma equipe de médicos ginecologistas, psicólogas, assistentes sociais, enfermeira. Até assistência jurídica as mulheres recebem. O CERAM tem ainda serviços de apoio da Maternidade Escola Assis Chateaubrind, Hospital Geral César Cals, Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Centro de Saúde Meireles e Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará.

Toda mulher que se sentir vítima de violência pode procurar o CERAM nesse endereço, já que o atendimento é feito por demanda espontânea, sem a necessidade de encaminhamento de outra instituição. Mesmo assim, instituições públicas, como a Delegacia da Mulher e o Instituto Dr. José Frota (IJF) são as que mais realizam encaminhamentos de mulheres vítimas de violência ao CERAM.

Para entrar em contato com o CERAM, é só ligar para o número 3101.2383.