Albert Sabin realiza mutirão de cirurgias craniofaciais

3 de março de 2009 - 19:17

Até a quinta-feira, 5, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da rede estadual de saúde, realiza mutirão de cirurgias craniofaciais complexas. A ação, que começou hoje 3 e vai beneficiar 12 crianças de Fortaleza e do Interior do Estado, faz parte de uma parceria entre o Albert Sabin, Operação Sorriso Brasil e Associação Beija-Flor.

Os pacientes que vão participar da cirurgia foram selecionados pela Operação Sorriso Brasil que, pela terceira vez, faz operações no Albert Sabin de caráter sindrômicas, com sérias anomalias, comprometendo especialmente face e crânio. “Demos prioridade para os pacientes que estão em situação mais crítica”, destaca Francisco Teixeira, cirurgião plástico do HIAS e que coordena a iniciativa. O mutirão tem como finalidades encurtar a fila de espera para este tipo de procedimento e capacitar os médicos do Albert Sabin para intervenções cirúrgicas com alto grau de dificuldade.

São consideradas doenças sindrômicas as patologias de hipertelorismo, caracterizado pelo distanciamento dos olhos; craniocinostose, ou seja, má formação do crânio, além da anquilose da Articulação Têmporo Mandibular (ATM), que resulta na mobilização da mandíbula e induz a distúrbios funcionais e estéticos.

A atividade difere das demais práticas executadas pelo programa, que sistematicamente vem atendendo no Ceará crianças portadoras da anomalia, conhecida popularmente por lábio leporino. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a incidência de fissura labiopalatal no Brasil é de um para cada 650 nascimentos.

Foram convocados para o mutirão o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia cranio-maxilo-facial, Nivaldo Alonso, de São Paulo, e o professor da Faculdade de Medicina de Curitiba, Renato Freitas. Cerca de 20 profissionais de saúde estão engajados na iniciativa, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Na próxima quinta-feira, 5, último dia das cirurgias, serão realizadas ainda as consultas de retorno das crianças que participaram do mutirão do ano passado.

MAIS INFORMAÇÕES
Helaine Oliveira – Mtb CE 01979 JP
Assessora de Comunicação do HIAS
Celular: (85) 8603-1819
Telefone:(85) 3101-4195