Trabalhadores de hospitais aprendem libras para atendimento aos surdos

27 de fevereiro de 2009 - 15:02

Para promover saúde e inclusão social da pessoa surda, a Secretaria da Saúde do Estado realiza de 3 de março a 23 de abril a “Oficina de Língua Brasileira de Sinais com Acolhedores de Hospitais Públicos”. A aula inaugural será às 13h30min do dia 3, na Avenida Bezerra de Menezes, 549, bairro São Gerardo, endereço da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, parceira da Sesa na realização da oficina. Os acolhedores, que são trabalhadores de 13 hospitais públicos de Fortaleza, aprenderão libras para facilitar o diálogo entre os pacientes com surdez e os médicos. Com a melhor comunicação entre médicos e pessoas surdas, a assistência fica humanizada e aumenta a qualidade do diagnóstico.

No Brasil, existem 5,7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva, segundo o IBGE. Desse total, 170 mil são surdos. No Ceará, há 10 mil surdos. Agora, com a oficina, os cearenses com a deficiência serão acolhidos por profissionais que conhecem libras pelo menos em cinco hospitais que integram a rede estadual. São eles:  Hospital Geral Dr. César Cals, Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital Dr. Waldemar de Alcântara, Hospital Carlos Albert Studart – mais conhecido como Hospital de Messejana. Os outros hospitais são da rede pública de Fortaleza, com exceção do Hospital Universitário Walter Cantídio (federal): Hospital Gonzaga Mota da Barra do Ceará, Hospital Gonzaga Mota do José Walter, Hospital Gonzaga Mota de Messejana, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Instituto Dr. José Frota e os frotinhas de Messejana e Antônio Bezerra.

Até o final deste ano, a Sesa promoverá mais dois cursos de libras com acolhedores de 20 hospitais. Todos da rede pública, que a atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).