César Cals mobiliza para a doação de leite materno

26 de fevereiro de 2009 - 18:37

O leite materno é o alimento completo para o bebê. Tem todas as vitaminas, proteínas, gorduras e açúcares necessários para o desenvolvimento da criança. Por isso, protege contra doenças. Quando os bebês são prematuros ou de baixo peso e precisam ficar internados na UTI o leite humano é uma questão de vida. Com o feriadão do carnaval, as doações diminuem no Banco de Leite Humano do Hospital Geral César Cals. Lá são atendidas 65 crianças, que necessitam, por dia, de 10 litros de leite. Hoje, quinta-feira pós carnaval apenas cinco mães doaram leite. As mães que estão amamentando e têm excesso de leite podem doar e ajudar a salvar vidas.

Por atender a um grande número de crianças e por ser o maior do Estado do Ceará, o Banco do HGCC, precisa sempre de leite. De acordo com Rejane Brito, pediatra coordenadora do Banco, todo leite pasteurizado é consumido e que, em média, 30 mães doam leite para o César Cals. Mesmo assim não é suficiente. Para ser uma doadora de leite, basta fazer uma ligação gratuita para o número 0800 268 65678. Ao ligar, as mães podem esclarecer as dúvidas que possam ter, fazer o cadastro para ser doadora, além de receber orientações sobre a retirada do leite e acondicionamento, que deve ser feito em vidros de maionese ou café solúvel. Caso a mãe não possa comparecer ao hospital, uma equipe vai ate à casa da doadora  para trazer o leite doado.

Com as doações, as mães ajudam a manter o estoque de leite, que alimenta os bebês da UTI do César Cals. Para se ter uma idéia do poder do leite materno, reduz pela metade o tempo de internação nas UTIs, contribuindo para menor risco de infecção hospitalar. O Banco de Leite do HGCC funciona todos os dias da semana, de 7 da manhã até às 19h. Em todo o Ceará, existem seis bancos de leite humano.

MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação do Hospital Geral César Cals
8828 7463/ 3101 5349