Samu Litoral Leste tem reforço de mais seis ambulâncias no carnaval

20 de fevereiro de 2009 - 13:29

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu Litoral Leste inicia na noite desta sexta-feira, 20, a “Operação Carnaval” que vai reforçar o atendimento a 14 municípios até a Quarta-feira de Cinzas, no retorno dos foliões para Fortaleza. Para o período do carnaval, o Samu Litoral Leste recebeu da Secretaria da Saúde do Estado o reforço de pessoal e de seis ambulâncias. A frota aumenta para 17 ambulâncias, entre UTIs móveis e unidades básicas. Serão 96 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, socorristas e pessoal técnico administrativo, trabalhando em cada plantão de 24 horas.

O Samu Litoral Leste atua na CE 040 e no trecho da BR 116 que corta a região coberta pelo serviço, que inclui os municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí, Horizonte, Itaitinga, Chorozinho, Pacajus, Itaiçaba e Ocara. No carnaval, o serviço vai dar maior atenção aos municípios de Aracati, Beberibe, Cascavel e Aquiraz, que tradicionalmente registram as maiores concentrações no período, distribuindo nesses locais UTIs móveis e as ambulâncias extras.

Os casos atendidos pelo Samu Litoral Leste durante o carnaval serão referenciados, preferencialmente, para os hospitais da própria região. Somente por incapacidade técnica de atendimento nessas unidades, o paciente será transferido para o IJF ou outra unidade de referência terciária em Fortaleza. Em caso de urgência, os serviços do SAMU Litoral Leste são acionados gratuitamente pelo telefone 192, tanto para agravos externos, como acidentes e agressões, quanto para agravos clínicos, como o AVC, com atendimento em domicílio.