Médicos orientam motoqueiros em blitz na Washington Soares

17 de fevereiro de 2009 - 19:04

Amanhã, 18, das 9 às 16 horas, quatro médicos trocarão os consultórios por um trabalho de rua, na defesa da vida. Estarão na blitz educativa que a Secretaria da Saúde do Estado, com apoio do Detran, realizará na Avenida Washington Soares para chamar a atenção dos motociclistas sobre a importância do uso do capacete e os perigos do excesso de álcool no trânsito.

Em 2008, do total de 5.223 internados no Hospital Instituto Dr. José Frota, 29,51% dos motociclistas da Capital afirmaram ter ingerido bebida alcoólica antes de dirigir. Do Interior, o número dos motociclistas usando bebida foi ainda maior: 52,89%. Quanto ao capacete, apenas 23,14% dos motociclistas do Interior do Estado usavam essa proteção na hora do acidente. Em Fortaleza, 81,97%  dos motociclistas estavam com o capacete.

A maioria, 97% dos acidentados, segundo dados de internação do IJF, são homens. Desse total, 38% na faixa etária de 21 a 30 anos. Só para ter uma idéia da gravidade dos acidentados, 54% chegam ao IJF inconscientes e 43% com politraumatismo. Por causa do elevado número de acidentes e da gravidade dos casos, a violência no trânsito virou um problema de saúde pública. O custo médio de internação de um motociclista, para o Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Instituto Dr. José Frota, referência em traumas, está avaliado em R$14.100,00. Treze por cento dos acidentados ficam internados mais de 40 dias.  

A blitz desta quarta-feira é a primeira de uma série que a Sesa e o Detran realizarão uma vez por mês em áreas de grande movimentação  de motociclistas. Tudo para promover saúde, com médicos do curso de Residência de Medicina em Emergência que a Sesa iniciou em março de 2007, orientando sobre a ligação da saúde com direção responsável.  Atualmente os médicos residentes estão no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart (Hospital de Messejana), fazendo aperfeiçoamento na área cardiovascular.