João Ananias: “Hospital Regional do Cariri é passo para a reforma completa da saúde.”

12 de fevereiro de 2009 - 17:46

O governador Cid Gomes assinou nesta quarta-feira (11) ordem de serviço para construção do HRC.

“Esse é o maior hospital do Interior do Ceará, incluindo a rede particular. Nele a população terá exames como ressonância magnética, procedimento só encontrado na Capital. No Cariri, o Governo do Estado ainda construirá o Ceasa, o Centro de Convenções do Crato, a Praça e o Centro dos Romeiros, além da instalação do programa Ronda do Quarteirão que será implantado em julho”. O anúncio foi feito pelo governador Cid Gomes durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção do Hospital Regional do Cariri (HRC), nesta quarta-feira (11/02) à noite, em Juazeiro do Norte.

O governador enfatizou que a construção do hospital é um compromisso de campanha que, além de desenvolver a saúde da Região, vai oferecer um tratamento digno às pessoas que precisam. “Além disso o Hospital Regional do Cariri, representa um importante incremento na geracão de emprego e renda disponibilizando para a área médica, mais 1.115 empregos, sendo 342 médicos”, relatou.

Com recursos do Tesouro do Estado, no valor de R$44.224.380,00 o Hospital Regional do Cariri contará com 209 leitos, garantindo à população de 1.366.709 habitantes de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo assistência especializada em diversas áreas da saúde como: traumato-ortopedia vascular; cardiologia; proctologia; gastroenterologia; urologia; oftalmologia; mastologia; e clínica médica.

O secretário da saúde, João Ananias, confirmou que o Hospital, também servirá de residência para os estudantes de medicina da região do Crajubar. “Nesse momento, é feita a nova história da saúde no Ceará. O Hospital do Cariri, além de desafogar os hospitais de Fortaleza, é um grande passo para a reforma completa do sistema público de saúde no âmbito estadual. “Antigamente quem queria distribuir saúde entregava ambulâncias, hoje o governador Cid Gomes dá o primeiro passo para a melhoria da qualidade de vida de muitos cidadãos que utilizam a rede pública de saúde”, lembrou.

Para o prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, a obra é uma grande conquista para os municípios que formam o perímetro Crajubar. Em seu discurso ele disse que com os investimentos feitos pelo Governo do Estado na Região, não tem dúvida de que até 2010 o Cariri se firmará como uma das mais importantes regiões do Estado.

No HRC, a população terá acesso a serviços que atualmente, na rede pública, são realizados apenas na Capital. É o caso da ressonância magnética. Pelo Sistema Único de Saúde, somente o Hospital Geral de Fortaleza, unidade da rede estadual de saúde, realiza o exame. Outro importante serviço oferecido pelo hospital é a tomografia computadorizada. Na relação de serviços, estão incluídos ainda ultrassonografia geral, radiologia geral, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma.

Dos 209 leitos, 87 são cirúrgicos, 87 clínicos, 20 de UTI para adultos e 15 semi-intensivos. O Hospital Regional do Cariri, previsto para ser concluído em 18 meses, contará com oito salas cirúrgicas, sendo quatro de média e alta complexidade. Nos leitos de urgência e emergência, dois são para ressuscitação, 15 para estabilização dos pacientes e 32 de observação.

O Hospital Regional do Cariri está previsto para ser concluído  em 18 meses. O consórcio das empresas Fujita/ Palmas é responsável pela construção.

O PERFIL DO HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI

– População atendida:  Juazeiro do Norte, Crato, Icó, Iguatu, Brejo Santo, no total de 1.366.709 habitantes.

– Área construída: 27.126,47 metros quadrados.

– Valor da obra: R$44.224.380,76.

– Valor dos equipamentos: R$23.500.000,00

– Número de leitos
 Geral: 209
 Leitos cirúrgicos:87
 Leitos clínicos:87
 UTI adulto: 20
 UTI semi-intensiva: 15

– Especialidades:
  * Traumato-ortopedia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, mastologia, clínica médica.

– Serviços:
  * Ressonância magnética, radiologia geral, tomografia computadorizada, ultrassonografia geral, ultrasonografia intervencionista, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma,litotripsia.

– Total de profissionais: 1.115
  Número de profissionais de nível superior: 465. Desse total, 342 são médicos.
  Número de profissionais de nível médio:  650

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

David Uchoa

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 3101.6247)