Mais de mil crianças já saíram do HGCC com registro civil

10 de fevereiro de 2009 - 15:26

Os trigêmios Jeferson, Geílson e Géssica, nasceram na maternidade do Hospital César Cals e já saíram de lá com os registros de nascimento. Há seis meses funciona dentro do hospital, unidade da rede estadual de saúde, um posto de registro civil. ¨O cartório facilitou a nossa vida porque a gente já pode registrar o bebê aqui, principalmente para mim, que moro longe”, afirma Maria Ana Galeno dos Santos, mãe dos trigêmeos.  Nos seis meses de funcionamento, 1066 crianças foram registradas no posto do Hospital César Cals.

De acordo com Maria Goreth de Lavor Rosa, assistente social do hospital, o serviço é o reconhecimento do direito da criança, que oferece aos pais, especialmente aos que têm menos condições financeiras, sem carro próprio e que moram distantes de algum cartório. “No César Cals, a criança tem assistência completa. O bebê nasce, sai com todos os exames feitos, vacinado, com consulta de retorno marcada e também com o registro civil”, informa. O Centro de Assistência Social é o responsável direto pelo serviço de registro no Hospital. Desde a entrada das gestantes até após o parto, as assistentes sociais fazem uma abordagem e conversam sobre a importância do registro.                  

Venúbia Estevam Rodrigues está ansiosa para registrar a filha Maria Eduarda. Ela disse que  o serviço de cartório é muito bom, considerando que a criança já sai cidadã, e não precisa procurar um outro cartório e nem enfrentar filas. “O pai dela vem hoje ao hospital com os documentos para registrar”, conta ela animada. O posto avançado de Registro Civil foi implantado no Hospital César Cals para que toda criança que nascer na maternidade seja registrada, antes de deixar o hospital, facilitando o acesso ao documento. Atualmente, o posto funciona de segunda a sexta, de 16h às 18h, e aos sábados, de 13 às 18h.

Clique aqui para saber tudo sobre Registro Civil 

Assessoria de Comunicação do Hospital Geral César Cals
Wescley Jorge – Assessor de Comunicação
Telefone: 3101 5422 
Celular: 8828 7463
wescley@hgcc.ce.gov.br
www.hgcc.ce.gov.br