Sesa reúne municípios para avaliar saúde da mulher e reduzir mortalidade materna

5 de fevereiro de 2009 - 13:31

Segunda-feira, 9, de 8h e 30min às 17h, a Secretaria da Saúde do Estado reunirá secretários municipais de saúde e os coordenadores do Programa Saúde da Família (PSF) dos 184 municípios, além dos coordenadores das 21 regionais de saúde, para avaliar os resultados dos indicadores da saúde da mulher. O “Encontro de avaliação e compromisso com a saúde integral da mulher” será realizado no Hotel Mareiro, na Av. Beira Mar, 2380, Meireles, e terá a participação do Diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, Adson Roberto França Santos, da Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher, Lena Carneiro Peres, e do representante nacional de DST/Aids, Marcelo Joaquim Barbosa.
A melhoria da qualidade dos serviços para que os municípios atinjam as metas fixadas no Pacto pela Saúde é o foco do encontro. As sete metas do Pacto pela Saúde (ver quadro abaixo) sobre a saúde da mulher são estabelecidas como prioridades para dois importantes resultados: controle do câncer de colo de útero e mama e para a redução da mortalidade infantil e materna. Cada município pactuou as próprias metas para 2008, de acordo com suas especificidades, com base no resultado dos indicadores de 2007.
Além das metas estabelecidas no Pacto pela Saúde, a saúde da mulher está em destaque nas metas estruturantes da Secretaria da Saúde do Estado. São elas: reduzir até 2010 a Razão da Mortalidade Materna de 66,1 óbitos por 100.000 nascidos vivos em 2006; aumentar a detecção precoce do Câncer de mama, reduzindo em 10% o percentual de casos com estadiamento registrado III e IV, de 47,6% em 2006; aumentar a detecção precoce do câncer de colo de útero, reduzindo em 10% o percentual de casos com estadiamento registrado III e IV, de 31,9% em 2006; reduzir em 20% a taxa de gravidez na adolescência, de 32,3 por 1.000 habitantes em 2006.
Em 2007 o Ceará registrou 103 óbitos maternos. No ano passado, De acordo com levantamento preliminar do Núcleo de Informação e Análise em Saúde da Sesa, ocorreram em todo o Estado 84 óbitos. Para alcançar esse resultado, a Secretaria da Saúde estimulou a melhoria dos serviços prestados nos municípios, com investimentos em reformas de hospitais de pequeno porte, que ganharam centros de partos humanizados, e aquisição de equipamentos para hospitais e maternidades e ainda na capacitação de profissionais. Foram realizados 46 treinamentos a partir de 2007. Para o primeiro semestre deste ano já estão programadas três jornadas macrorregionais da assistência integrada e humanizada à saúde da mulher e do homem, nos próximos meses de março, junho e julho.

INDICADORES DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PACTO PELA SAÚDE

INDICADOR
META PACTUADA
Prioridade: controle do câncer de colo de útero e mama
Razão de exames citopatológicos cérvico-vaginais na faixa etária de 25 a 59 anos em relação a população alvo.
0,3
Percentual de tratamento/seguimento no nível ambulatorial das lesões precursoras do câncer de colo do útero (lesões de alto grau – NIC II e NIC III).
100%
Percentual de municípios com amostras de exames citopatológicos cérvico-vaginais insatisfatórias acima de 5%.
2,2
1
Proporção de municípios com serviço de mamografia, prestadores dos SUS, capacitados no SISMAMA
100%
Prioridade: redução da mortalidade materna
Proporção de óbitos de mulheres em idade fértil investigados.
90%
Número de casos de sífilis congênita
366
311