Hemoce realiza serviço inédito para pacientes com hemofilia

3 de fevereiro de 2009 - 15:15

O serviço de hemofilia do Hemoce realizou na última segunda-feira, 2 de fevereiro, em 3 crianças hemofílicas, pacientes do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC, a radiossinoviortese. As três crianças estão em casa, passam bem, e recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar. A radiossinoviortese é um procedimento ambulatorial feito com aplicação de um medicamento que serve para parar o sangramento progressivo nas articulações, chamado de hemartrose. Fortaleza é a quarta capital do país que realiza este tipo de procedimento, a única do Norte e Nordeste. Apenas Brasília, Curitiba e Cuiabá trabalham com a radiossinoviortese.

Lucas Sousa Lima, de 9 anos, Francisco Lucas Barbosa, de 6 anos e Antônio Valdeci Mesquita Filho, também de 9 anos, nasceram com deficiência na produção de fatores anticoagulantes, doença conhecida como hemofilia. Cada vez que as crianças hemofílicas sofrem pequenas pancadas e ficam com hemorragias no corpo, precisam vir ao Hemoce para tomar o fator anticoagulante. Com o passar dos anos, aparecem os sinais deformantes da doença. As articulações inchadas acumulam sangue, já que o próprio organismo não pode conter as hemorragias.

O medicamento aplicado nos joelhos das crianças durante a radiossinoviortese é um composto radioterápico conhecido por “ítrio 90”. Ele substitui a cirurgia ortopédica que poderia ser feita para resolver o problema articular. O ítrio 90 destrói o tecido inflamado que causa o sangramento recorrente na articulação. O inchaço não diminui, mas pára de crescer. Cada paciente faz só uma aplicação e, depois disso, realiza 1 mês de sessões de fisioterapia recondicionando as articulações.

Por enquanto, o radioterápico usado vêm de uma remessa doada por um fornecedor holandês e pode ser aplicado em joelhos, tornozelos, cotovelos, ombros e quadris dos pacientes diagnosticados com artropatia hemofílica. O primeiro experimento com a radiossinoviortese foi feita em 15 de dezembro em parceria com o Centro de Medicina Nuclear do Instituto do Câncer do Ceará, o ICC, com 2 pacientes hemofílicos. Mateus Kauai Souza da Silva de 11 anos, e Lucas Lima da Silva, de 8 anos já estão no final do processo de recuperação do procedimento. Atualmente, 15 pacientes estão na fila de espera pelo tratamento.

Sabrina Lima – MTb CE 2169 JP
Assessora de Comunicação do Hemoce
Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 9148.8773