Hospital César Cals começa a realizar cirurgia de diabetes dia 30

28 de janeiro de 2009 - 19:01

       Pacientes com diabetes tipo 2 agora têm a possibilidade de cura sem sair do Estado. E o que é melhor, na rede pública. No dia 30, próxima sexta-feira, o Hospital Geral Dr. César Cals começa a realizar cirurgia de diabetes. Lançará, às 8 horas, o ¨Projeto de pesquisa multicêntrico do tratamento cirúrgico do diabetes mellitus¨. O lançamento será no auditório do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-Ce), Avenida do Imperador, 498, ao lado do hospital, unidade da rede estadual de saúde. 
        
        O César Cals passa a ser o primeiro hospital no Estado, incluindo a rede privada, a realizar esse procedimento.  A cirurgia de diabetes é feita no intestino do paciente. Segundo Paulo Marcos Lopes, médico que integra a equipe responsável pelas cirurgias no hospital,  com a cirurgia há possibilidade de cura do diabetes em 90% dos casos. Doença grave que causa cegueira, problemas cardíacos, insuficiência renal e mutilação do corpo, com amputação dos membros, o diabetes no Ceará atinge 10% da população. A maioria, 90% dos pacientes, têm a tipo 2.  O custo de uma cirurgia de diabetes não sai por menos de R$20 mil, informa Paulo Marcos Lopes.  
      
        Com o tratamento cirúrgico o Hospital César Cals dá mais um passo na atenção e cuidados com os pacientes obesos. A unidade de cirurgia bariátrica do HGCC passa a realizar três cirurgias por semana. Além das duas cirurgias de redução de estômago nas quartas-feiras, agora toda sexta-feira será realizada a cirurgia de diabetes. A terapêutica da cirurgia de diabetes mellitus tipo 2 é indicada a pacientes diabéticos, com Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30 e 34,9Kg/m2, que têm entre 18 e 60 anos de idade.   

MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado
Selma Oliveira (87338213/ 31015221/ 5292)