Hospital Albert Sabin já prepara banco de leite para ter estoque no carnaval

23 de janeiro de 2009 - 18:07

O Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) se prepara para ficar abastecido no período do carnaval. Tradicionalmente, no início do ano, o número de doações diminui por conta das férias e dos feriados prolongados, como o carnaval. Atualmente 25 mães são doadoras cadastradas, quantidade ainda pequena para suprir a necessidade do hospital, que seria de pelo menos 50 mães. Por isso o estoque atual está baixo, com cinco litros de leite cru e 10 litros de leite pasteurizado, o suficiente para atender durante uma semana.

A equipe de profissionais do banco de leite está intensificando o trabalho de captação de novas doadoras. Através do 08002804169, ligação gratuita, as mães interessadas em doar recebem orientações sobre a retirada do leite e os cuidados com o acondicionamento. Para estocar, podem ser utilizados vidros de maionese ou café solúvel esterilizados. O leite deve ser conservado no congelador por até 10 dias. A coleta do leite doado é feita gratuitamente em domicílio.

O leite doado alimenta e ajuda a salvar vidas de crianças internas do Bloco A (Unidade Neonatal do HIAS), Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e do projeto Mãe Canguru, ajudando na recuperação de bebês prematuros ou de baixo peso. O leite materno reduz pela metade o tempo de internação de um bebê na UTI. Além da captação do leite, a equipe multidisciplinar no Banco (médico, enfermeiro, terapeuta ocupacional, auxiliar de enfermagem, entre outros) é treinada e capacitada para executar atividades de atendimento às mães com dificuldades para amamentar.

Benefícios do leite materno:

Estudos mostram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos, outros leites. Nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento. No Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida.

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mães. Auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. A amamentação fortalece ainda o vínculo afetivo entre mãe e filho.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protege ainda de doenças como otites, alergias, vômitos, diarréia, pneumonias, bronquiolites e meningites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó.

SERVIÇO:
Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin: 0800-2804169 (de segunda à sexta-feira)

Helaine Oliveira – CE 01979 JP
Assessora de Comunicação do HIAS
Celular: (85) 8603-1819
Telefone: (85) 3101-4195