Mutirão reduz fila de espera das cirurgias ortopédicas no HGF

22 de janeiro de 2009 - 17:31

No próximo sábado, 24, serão realizadas 12 cirurgias ortopédicas no Hospital Geral de Fortaleza, unidade da rede estadual de saúde. Seis cirurgias são de prótese de quadril e seis de joelho. O mutirão faz parte do Vida Nova,  programa do Governo do Estado para reduzir o tempo de espera na fila por cirurgias eletivas. Na rotina, o HGF realiza de 480 a 520 procedimentos por mês.

Com os mutirões, a fila anda mais rápido. A prioridade dos mutirões é para as especialidades em que há mais pessoas na fila: ortopedia (1.231), cirurgia geral (928), otorrino (543) e urologia (533). O HGF conta hoje com 12 salas de cirurgia e esse número irá aumentar para 23 com a conclusão da reforma do hospital. Com isso, será possível atender 1.300 pacientes por mês. O resultado é um aumento de 150% no total de cirurgias realizadas. 
     
Todos os pacientes operados durante o mutirão deste sábado serão beneficiados com o uso da anestesia com bloqueio regional durante o pós operatório. Neste procedimento, o anestésico é aplicado, fazendo o bloqueio de áreas específicas. Sem dor, o paciente tem uma recuperação mais rápida e recebe alta mais cedo. Desta forma, o HGF espera reduzir a fila de espera por este tipo de cirurgia com mais rapidez, já que os leitos são liberados em menos tempo se comparado aos procedimentos onde é usada a anestesia convencional.

MAIS INFORMAÇÕES
Gilda Barroso
Assessoria de Comunicação-HGF
(85) 3101 7086