Hospital Albert Sabin orienta pais sobre cuidados com a saúde das crianças no período de chuva

9 de janeiro de 2009 - 14:41

No período de chuva surgem muitos casos de crianças com gripe, asma,.bronquite, diarréia e pneumonia. O Hospital Infantil Albert Sabin, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, aproveita  a proximidade das chuvas para orientar os pais sobre cuidados com a saúde dos filhos. 

De acordo com levantamento feito na emergência do HIAS, o primeiro semestre do ano costuma ser o que mais superlota o hospital devido ao período chuvoso e às doenças que aparecem nesta época. Em janeiro de 2008 foram realizados 815 atendimentos somente em pacientes com doenças respiratórias. Número que aumentou para 1.365 no mês seguinte e para 1.510 no mês de março.

Para evitar que estes  números se repitam ou aumentem, os pais devem ficar em alerta e tomar algumas precauções: Deixar a casa sempre arejada, limpa e evitar a presença das crianças em ambientes fechados ou aglomerados de adultos. Ingerir muita água, sucos e amamentar os bebês até o sexto mês de vida também são ações essenciais na luta contra as doenças.

É importante lembrar que caso a criança apresente sintomas como respiração cansada, coriza, espirros ou febre deve primeiro ser encaminhada a um posto de saúde mais próximo de casa, onde  será avaliada e encaminhada ao HIAS, caso o quadro se agrave.

Helaine Oliveira – CE 01979 JP
Assessora de Comunicação do HIAS
Celular: (85) 8603-1819
Telefone:(85) 3101-4195