SAMU Litoral Leste realizou quase 20 mil atendimentos em 2008

30 de dezembro de 2008 - 13:33

O Serviço de Atendimento Móivel de Urgência – SAMU Litoral Leste realizou um total de 5.300 atendimentos entre fevereiro e novembro de 2008. Desse total, 2.318 atendimentos foram de casos clínicos em adultos e 2.259 atendimentos por causas externas, além de outros atendimentos gineco-obstétrico, pediátrico e psiquiátrico. Desde que foi inaugurado, em 30 de janeiro deste ano, o SAMU Litoral Leste recebeu, até novembro, 14.323 ligações telefônicas pelo 192, prestou 4.866 orientações médicas e fez 782 transferências de pacientes, totalizando 19.971 atendimentos.

Com sede no município de Eusébio, o SAMU Litoral Leste atende a uma população de 514 mil habitantes dos municípios de Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Itaitinga, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Ocara, além do município sede. São 14 municípios assistidos em trechos das rodovias CE 040, BR 16 e CE 122.

Desde a sua implantação, o SAMU Litoral Leste realiza atendimentos de natuirezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios conveniados e Fortaleza.