Governador inaugura terça-feira seqüenciador de DNA do Lacen

29 de dezembro de 2008 - 17:53

O governador Cid Gomes e o Secretário da Saúde, João Ananias, inauguram na terça-feira, dia 30, às 15 horas, o seqüenciador de DNA do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), na Av. Barão de Studart, 2405. O novo equipamento tem capacidade de realizar 500 exames por mês e com ele a Sesa acabará com a fila de 3 mil pessoas que esperam por até três anos para realizar exame de comprovação de paternidade. Os recursos para a compra do seqüênciador de DNA são Tesouro Estadual, no valor de 355 mil reais, de um total de 1 milhão de reais em investimentos que incluem adaptação de área física e aquisição de equipamentos e insumos.

O Lacen mantinha convênio com a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC) para a realização de exames de DNA. O laboratório da universidade realiza apenas 55 exames por mês, insuficientes para atender a demanda. Nos laboratórios particulares, o preço do exame de DNA varia entre 350 e 700 reais. Além de agilizar os exames e atender um maior número de famílias, o Governo do Estado faz economia nas contas públicas. Com a compra do equipamento, a Secretaria da Saúde do Estado terá economia mensal de 22 mil reais com a realização de exames, ordenados pela justiça.

A vantagem financeira pode ser percebida numa conta simples. Para zerar a fila de 3 mil pessoas ao preço mais baixo cobrado pelo exame de DNA nos laboratórios particulares, (350 reais), a Secretaria gastaria o valor de 1 milhão e 50 mil reais, dinheiro que daria para comprar três seqüenciadores.