Serviço de cirurgia bariátrica do hospital César Cals é premiado

19 de dezembro de 2008 - 17:56

O serviço de cirurgia bariátrica do Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira, unidade da rede estadual de saúde, foi premiado no II Congresso Regional de Cirurgia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e o XV Congresso Medico-acadêmico do Piauí. Dentre os 54 trabalhos inscritos, três eram do César Cals. Dois ganharam o primeiro e o segundo lugares. A apresentação incluiu trabalhos analíticos com de 270 pacientes operados no hospital no período de seis anos. O primeiro trabalho trata das complicações que podem acontecer aos pacientes operados. Já o segundo aborda o ganho de peso em alguns casos após a cirurgia bariátrica. 

A autoria dos trabalhos é dos médicos cirurgiões Francisco Ney Lemos, Paulo Marcos Lopes e Luiz Gonzaga de Moura Junior. De acordo com Ney Lemos, os trabalhos apresentados são importantes porque mostram o acompanhamento rigoroso destinado a todos os pacientes do hospital, além da transparência de submeter os resultados a uma análise crítica da comunidade científica nacional e internacional. “Há uma manifestação já prévia da comunidade científica de reconhecimento de um trabalho que está sendo realizado em um hospital público cearense”, ressalta. Ele destaca ainda que “o prêmio é estendido a toda comunidade do hospital, seja da área médica, administrativa, assistencial, de informação e da direção”. 
 
O serviço de cirurgia bariátrica do HGCC está num patamar dos maiores centros científicos dessa área, com um dos serviços mais modernos do Brasil. Tem o respaldo de um contexto histórico de 80 anos de assistência à saúde, ao ensino e à pesquisa do Hospital César Cals. O serviço traz benefícios para a população cearense, como é caso de dona Ana Maria da Silva, de 49 anos, recém-operada. Ela conta que antes da cirurgia não conseguia trabalhar, com fortes dores e falta de ar, mas a esperança agora é outra. “A gente se sente mais segura, bem melhor e vou poder trabalhar”, declara. Desde 2002, o César Cals realiza a  cirurgia de redução do estômago e já foram operadas 280 pessoas.