Hospitais de pequeno porte são reformados para humanizar o parto

11 de dezembro de 2008 - 19:44

Serão concluídas ainda este mês as reformas dos centros de parto normal de 12 hospitais de pequeno porte do Ceará, no valor total de R$ 1.453.242,00, recursos do Tesouro do Estado. Cada hospital contará com duas salas de parto e receberá da Secretaria da Saúde do Estado um kit que inclui cama de parto, cardiotocógrafo, berço de acrílico, poltrona e escadinha de dois degraus. As prefeituras contempladas se comprometem a fornecer o outro kit. “Com esses investimentos melhoramos o atendimento às parturientes e estimulamos a humanização do parto como forma de contribuir para a redução da mortalidade materna e óbito infantil no Ceará”, afirma O Secretário João Ananias.

Em 2007, o número de partos realizados nos 12 hospitais de pequeno porte que estão sendo ampliados e reformados variou entre 27 e 127. Para 2009, a Sesa planeja realizar outras reformas em hospitais de pequeno porte e estima atender até 20 unidades em todo o Estado. Para se habilitar, a prefeitura do município deve apresentar projeto arquitetônico para o centro de parto e submetê-lo a aprovação da vigilância sanitária.

O Governo do Estado estabeleceu como meta reduzir a mortalidade materna no Ceará em 50% até 2010. A taxa registrada em 2006, de 66,1 óbitos maternos por 100 mil nascidos vivos. No ano passado, o Ceará registrou 103 óbitos maternos. Em 2008, até o momento, ocorreram em todo o Estado 64 óbitos. Causas obstétricas evitáveis são as principais responsáveis pelas mortes maternas. Quando diagnosticadas precocemente, a hipertensão, hemorragia e infecção não resultam em óbito materno.