Ceará tem a maior redução da taxa de mortalidade infantil do País

2 de dezembro de 2008 - 14:58

De 1991 a 2007 o Ceará teve redução de 58,23% na taxa de mortalidade infantil. Foi o Estado com a maior queda do país. A boa notícia está no estudo “Tábua de Vida”, divulgado na última segunda-feira, 1º de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 1991, a média de mortes de crianças com até um ano de idade era de 71,10 e no ano passado a taxa ficou em 29,70 para mil nascidos vivos. O estudo do IBGE não inclui dados de 2008. A taxa este ano, segundo a Secretaria da Saúde do Estado, está ainda menor: 16,1.

que contribuiu para a diminuição de mortes de bebês no Ceará? Para o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, várias ações de expansão e fortalecimento da atenção básica promoveram esse bom resultado. Ele destaca maior incentivo ao aleitamento materno a partir do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e do Programa Saúde da Família. João Ananias lembra que “em 1994, quando existiam apenas oito equipes do PSF trabalhando, o índice de aleitamento materno no Ceará era de 38%. No ano passado, já com 1.600 equipes do PSF, o índice saltou para 72%”.

A diarréia já esteve entre as principais causas de morte de crianças no Ceará. Atualmente a diarréia não chega a representar 5% das causas da mortalidade infantil. O controle desse agravo, especialmente pela introdução do soro caseiro em todos os municípios, ajudou a derrubar a taxa de mortalidade infantil.

O Secretário destaca também o aumento da cobertura do pré-natal no Estado com o Programa Saúde da Família entre 1994 e 2007. Convencido de que a evolução da saúde é ligada diretamente ao PSF, lembra que em 1994 a cobertura do pré-natal era de 68% e havia 81 equipes de saúde da família. No ano passado a cobertura de pré-natal chegou a 96%.

Para reduzir ainda mais os óbitos de crianças, a Sesa, numa estratégia de integração, instalou no último dia 4 de novembro o Comitê de Prevenção da Mortalidade Infantil, com a participação de 22 instituições governamentais e da sociedade civil ligadas à saúde infantil e materna. O comitê tem a missão de determinar as causas de morte das crianças, identificar as mortes evitáveis, definir estratégias de controle e orientar a implantação de políticas de saúde para evitá-las.