Saúde realiza 46 treinamentos para reduzir mortalidade materna

27 de novembro de 2008 - 20:06

A Secretaria da Saúde do Estado investe na capacitação de profissionais para reduzir ainda mais a mortalidade materna no Ceará e cumprir a meta de baixar em 50%, até 2010, a taxa registrada em 2006, de 66,1 óbitos maternos por 100 mil nascidos vivos.  O Seminário Estadual de Atenção Obstétrica e Neonatal Humanizadas e Baseadas em Evidências Científicas vai deixar mais preparados profissionais das maternidades das regionais de saúde que estão com os maiores índices de mortalidade materna em 2008 e dos três centros de partos normais, que funcionam em Pindoretama, Forquilha e Itarema. O seminário acontece de 1º a 5 de dezembro, a partir das 8h30min, no Hotel Mareiro, na Avenida Beira Mar, 2380, Meireles.

As 45 capacitações realizadas a partir de 2007 pela Secretaria da Saúde começam a mostrar resultados. No ano passado, o Ceará registrou 103 óbitos maternos. Em 2008, até o momento, ocorreram em todo o Estado 64 óbitos. Causas obstétricas evitáveis são as principais responsáveis pelas mortes maternas. Quando diagnosticadas precocemente, a hipertensão, hemorragia e infecção não resultam em óbito materno. Essa realidade justifica o investimento contínuo em capacitação de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, pediatras e técnicos de enfermagem das maternidades do Ceará.

O seminário que a Sesa promove no início de dezembro vai capacitar os profissionais de saúde na assistência obstétrica e neonatal humanizada e baseada em evidências científicas, formar profissionais de enfermagem para capacitação de acompanhantes das gestantes no parto humanizado e treinar profissionais de saúde na realização do teste rápido de controle da transmissão vertical de HIV/sífilis.