IV Simbravisa realiza eventos pré-simpósio

19 de novembro de 2008 - 13:50

Pela primeira vez em quatro edições, o Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa) realizará eventos pré-simpósio para reforçar o caráter científico voltado para o serviço. Oficinas, cursos e reuniões atrairá 635 pessoas à Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), na Av. Antônio Justa, 3161, Meireles, nos dois dias que antecedem o IV Simbravisa, sábado e domingo, 22 e 23 de novembro, para participar dos encontros que antecedem o evento.

Destaque para a ¨Oficina de Avaliação das Capacidades Básicas de Vigilância Sanitária para Portos, Aeroportos e Passagens de Fronteiras¨, que compõem o novo Regulamento Sanitário Internacional (RSI). O documento, aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2005 e que começou a vigorar em junho do ano passado, estabelece compromissos e responsabilidades para que os países invistam em proteção, promoção e controle, com o intuito de dar uma resposta da saúde pública frente à ameaça de disseminação internacional de doenças, e evitar interferências desnecessárias no tráfego e comércio internacionais.

Serão realizadas nos dois dias a reunião da Comissão Intersetorial de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiologia do Conselho Nacional de Saúde e a reunião para organização da I Conferência Nacional de Saúde Ambiental. Nos mini-cursos serão tratados temas como Procedimento Administrativo em Vigilância Sanitária, Biossegurança e Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde. Informações sobre inscrições, número de vagas e valor podem ser obtidas no site oficial do simpósio: www.simbravisa.com.br. A programação pré-simpósio é destinada a profissionais, estudiosos e interessados na área de Vigilância Sanitária.

O IV Simbravisa acontece de dois em dois anos e pela primeira vez vem ao Nordeste. O é realizado pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) e seu Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVISA), com o apoio de diversas instituições de ensino, pesquisa e serviço. Tem como um dos principais objetivos estimular a pesquisa e a divulgação da produção científica nas instituições acadêmicas e de serviços da área de vigilância sanitária e Fomentar a produção de subsídios para efetivação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. São esperados 2.500 participantes. O simpósio começa no domingo, 23, e prossegue até quarta-feira, 26, no Centro de Convenções de Fortaleza.