Doença de Chagas

18 de novembro de 2008 - 19:46

É uma doença infecciosa febril, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, contido nas fezes do inseto conhecido popularmente como “barbeiro” ou “chupão”. O nome da doença e do protozoário são homenagens aos cientistas brasileiros Carlos Chagas e Oswaldo Cruz.

COMO SE TRANSMITE

A transmissão ocorre a partir do contato das fezes contaminadas do barbeiro pelo Trypanosoma cruzi, quando este tenta se alimentar de sangue das pessoas ou animais, como: porcos, cães, galinhas. Pode ocorrer também na transfusão de sangue, transplante de pessoas com a doença, ingestão de alimentos contaminados e recém-nascidos de mulheres portadoras da doença de Chagas.

QUAIS OS SINTOMAS

– Forma aguda                     
– Febre prolongada (mais de 7 dias)
– Dor de cabeça
– Fraqueza intensa
– Inchaço nas pernas e rosto
– Aumento de baço e fígado

Ainda na fase aguda pode acontecer uma inflamação no coração, provocando falta de ar intensa, tosse e acúmulo de água no coração e pulmão. Se a pessoa for picada pelo barbeiro, pode aparecer lesão semelhante a furúnculo no local. 
PRINCIPAIS INSETOS NO CEARÁ

ÁREAS DE RISCO NO CEARÁ

INSETOS VETORES

Os triatomíneos (barbeiros) são insetos de hábitos noturnos que se alimentam obrigatoriamente de sangue. Podem ser encontrados em frestas das paredes das casas de barro batido, nos estábulos, chiqueiros, galinheiros, pombais, ocos de árvores, pedregais etc. A caatinga nordestina (sertões) é uma região onde há uma grande quantidade desses insetos.  

MEDIDAS DE CONTROLE E PREVENÇÃO

– Educação em saúde
– Melhoria habitacional
– Manter a casa e arredores limpos
– Borrifação com inseticida de ação residual
– Controle de transmissão transfusional    
– Boas práticas de higiene na colheita, transporte e produção de alimentos in natura.