Monumentos ficam iluminados de azul para alertar contra diabete

12 de novembro de 2008 - 19:52

No Dia Mundial da Diabete, em 14 de novembro, monumentos de mais de 25 países ficarão iluminados com a cor azul. No Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes/ Regional Ceará, vai iluminar e alertar a população para a prevenção da doença em três pontos de Fortaleza. A estátua de Iracema, na lagoa de Messejana, e a Coluna da Hora, no Centro de Fortaleza, ficarão iluminadas das 18 às 22 horas da próxima sexta-feira e ganharão faixas com a frase “Previna a diabete”. O outro ponto que ficará azul na noite de sexta-feira será o Centro Integrado de Diabete e Hipertensão – CIDH, unidade da rede estadual de saúde. Ficará tudo azul na fachada. A cor azul foi definida para ser usada no mundo inteiro pela International Diabetes Federation.

A programação do CIDH, que fica na Silva Paulet, 2406, Dionísio Torres, já começa no início da tarde. Às 13 horas, em rodas de conversa, crianças serão envolvidas em atividades educativas, com exibição de filmes e apresentação de peças de teatro. O foco nas crianças não é à toa. Na última avaliação feita pelo CIDH com 154 crianças e adolescentes, 8,4% estavam com intolerância a glicose. Ou seja, pré-diabéticos tipo 2, traduz a diretora do centro, Adriana Forti.

Ela observa que “o tipo 2 preocupa mais porque é assintomática, quando as pessoas descobrem a doença já está bem avançada, dificultando o tratamento”. No mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes a cada cinco segundos surge um novo caso da doença.

A programação não acaba no dia 14. No sábado, 15, haverá prestação de serviços das 16 às 19 horas, na Praça dos Estressados, na Avenida Beira-Mar. A idéia é atender o grande número de pessoas que nesse horário circula e faz caminhada na Beira-Mar. Os principais serviços são testes de glicemia e verificação de Pressão Arterial.