Ceará realiza maior encontro de vigilância sanitária do País

7 de novembro de 2008 - 20:41

O Ceará vai sediar de 23 a 26 deste mês o maior evento da vigilância sanitária do País. O IV Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária acontece de dois em dois anos e pela primeira vez vem ao Nordeste. O IV Simbravisa vai reunir profissionais de pesquisa, ensino e serviços de vigilância sanitária, de laboratório e áreas afins para refletir e discutir sobre as questões de vigilância sanitária e as contribuições na redução dos riscos e desigualdades em saúde e na construção da cidadania.

Promovido pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e o Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVISA), o Simpósio tem como um dos principais objetivos estimular a pesquisa e a divulgação da produção científica nas instituições acadêmicas e de serviços da área de vigilância sanitária e Fomentar a produção de subsídios para efetivação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Manoel Dias da Fonseca Neto, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado e um dos coordenadores do Simpósio vai apresentar a proposta de realização de uma conferência nacional deliberativa para definir o papel dos órgãos públicos na condução da política de vigilância sanitária no Brasil.

Fonseca identifica uma relação conflituosa entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é agência reguladora, e a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, sobre a elaboração, aplicação, e fiscalização das políticas de vigilância. Para ele, o Simbravisa é o grande fórum de discussão da organização do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, mas não tem o poder deliberativo de uma conferência para aprovar uma nova regulação desse Sistema. O que, para ele, longe de comprometer, fortalece o caráter avaliativo e informativo do Simpósio. O Simbravisa, avalia Fonseca, certamente fará avançar o debate em torno de questões relevantes e fornecerá elementos para imprimir melhorias à vigilância sanitária como serviço à população.

VEJA A PROGRAMAÇÃO