HGCC

3 de novembro de 2008 - 12:31

Hospital César Cals: renovação que prima pela excelência no atendimento

O Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira completa 80 anos de ensino e assistência à saúde, sendo o mais antigo dos hospitais públicos estaduais. O HGCC é um hospital terciário de alta complexidade e de ensino reconhecido pelo MEC/MS, de referência no Ceará, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia.

Como todo hospital do Estado, tem compromisso com a humanização, a qualidade do atendimento, a excelência em todas as ações, a ética nas relações com funcionários, pacientes, fornecedores e visitantes; a integração e cooperação das equipes médicas, técnicas e administrativas.

Política de humanização é formada por projetos que são desenvolvidos para atender ao usuário externo (Posso Ajudar?, Familiar-Acompanhante) e ao usuário interno, funcionários e pacientes, (Ginástica Laboral, Projeto Reeducação Comportamental, Datas Comemorativas, Comemoração de aniversários dos funcionários, Coral, Telecurso, Grupo de apoio às mães da unidade neonatal).

s serviços do HGCC contemplam variadas áreas da saúde, como o Serviço de Atendimento a Pacientes Externos; há no hospital 27 especialidades médicas e 4 não médicas; Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT); Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que tem como missão desenvolver ações de promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação das doenças do trabalho; Serviço de Vigilância Epidemiológica, responsável por identificar, monitorar e acompanhar os indicadores hospitalares; Banco de Leite Humano, que é um Centro de Referência Estadual para implementação e realização das ações de aleitamento materno; Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), órgão integrante da estrutura organizacional do HGCC, de cunho científico, criado com objetivo de promover o desenvolvimento científico e cultural dos funcionários, para atuar na assistência à saúde da população, assim como de outras entidades a ele relacionadas.

Há ainda serviços que se destacam, como o Posto Avançado de Registro Civil, onde toda criança que nascer na maternidade do Hospital já pode sair com o registro de nascimento, sem nenhum custo para a família; Programa de Internação Domiciliar (PID), atendendo, no momento, a 15 pacientes; Projeto Canguru, no qual as mães contribuem de forma intensiva para a recuperação dos bebês prematuros, com a permanência deles junto ao peito; Casa da Gestante, onde 10 mães recebem tratamento específico, com acompanhamento médico, assistencial, ocupacional e psicológico e a Cirurgia da Obesidade, serviço que renova a qualidade de vida dos obesos do Ceará, entre tantos outros.

Os números do Hospital César Cals impressionam. Atualmente, são 1705 funcionários, são realizados cerca de 400 partos por mês, quase 20000 exames, 5000 consultas ambulatoriais, 350 cirurgias e cerca de 1000 internações. Ao todo são 276 leitos, 12 leitos de UTI adulto, 36 leitos médio risco e 21 leitos de UTI neonatal.

E em outubro, mês do seu aniversário, o HGCC ganha mais uma reforma para atender ainda melhor e com mais qualidade à população. Está havendo recuperação em várias partes do hospital, como no piso do corredor central, entrada da emergência e da calçada, recuperação da sala de Raio X 1, pintura do prédio e climatização de enfermarias. No prédio anexo, onde a reforma já começou, todos os consultórios serão climatizados, também está sendo feita a pintura interna e externa do prédio e melhoria na entrada, para facilitar ainda mais o acesso aos usuários.

lém da reforma, está sendo investido no César Cals 1 milhão 755 mil reais na aquisição de novos equipamentos hospitalares, como autoclave, ecógrafo doppler para cardiologia avançada e vascular, sistema de ecografia portátil, endoscópio, monitores para UTI, aparelhos de ultra-som, colonoscópio e oximetro, trazendo mais qualidade para os exames realizados pelo hospital. Tudo isso só para atender ainda melhor e com modernidade a todos os pacientes do HGCC.

Direção: Valdy Ferreira de Menezes

Serviço ——-

Avenida do Imperador, 545, Centro – CEP – 60015052
Telefone: (85) 3101-5349
Fax: (85) 3101-5337