Médicos e enfermeiros são preparados para reduzir óbitos maternos

31 de outubro de 2008 - 11:43

Nos dias 1, 2, 3 e 4 de novembro 30 médicos obstetras e 20 enfermeiros dos hospitais-pólo farão o curso ¨Suporte Avançado de vida em obstetrícia¨, no hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2.380, Meireles. Nesses quatro dias a Secretaria da Saúde do Estado quer preparar ainda mais os obstetras e enfermeiros para assistência ao parto e assim avançar na redução da mortalidade materna. O curso, realizado em parceria com a American Academy of Family Physicians a partir das 8h30min de sábado, inclui temas da ¨assistência obstétrica segura¨, ¨crise no nascimento¨, ¨hemorragia pós parto¨. Os médicos e enfermeiros participantes serão multiplicadores dos conhecimentos e aprendizagem no retorno ao trabalho nos hospitais-pólo.

O Governo do Estado definiu como meta a redução, até 2010, de 50% da taxa de mortalidade materna que era de 86,6 mil nascidos vivos em 2005. No ano passado, em 2007, a taxa caiu para 64,1 óbitos. Para reduzir mais e atingir a meta, além dessa capacitação de profissionais, a Sesa já realizou cursos e seminários em todas as 21 Coordenadorias Regionais de Saúde. Integrando ações de 14 órgãos da administração pública e 15 entidades da sociedade civil, criou em 2007 o Comitê Cearense de Prevenção da Mortalidade Materna. Em 94 municípios a Secretaria forneceu cooperação técnica para implantação e funcionamento de comitês.

Estão sendo adquiridos também equipamentos. Com a compra de 100 camas PPP (pré, parto e pós) o objetivo é humanizar cada vez mais o parto nos 32 hospitais-pólo, que, juntos, recebem 3 milhões e 500 mil reais, por mês, do Governo do Estado. A obstetrícia é uma das principais áreas desse investimento. Ainda em relação a equipamentos está sendo providenciada a compra de cardiotocógrafos (equipamentos para escuta do bebê) que serão encaminhadas às unidades de referência secundária.