Secretários de saúde e justiça do Nordeste debatem saúde dos presos

29 de outubro de 2008 - 18:09

Secretários de Justiça e Saúde do Nordeste estarão reunidos amanhã, 23, e sexta-feira, 24, em Fortaleza para trocar experiências sobre¨Segurança Sanitária no Contexto da Integralidade da Atenção à Saúde do Preso¨, tema do Fórum Nordeste. Em discussão, estratégias de ação e definição de propostas para a melhoria das condições sanitárias e de assistência à saúde dos detentos no sistema prisional. O Fórum Nordeste começa às 8h30min, no Hotel Mareiro (antigo Hotel Olympo), na Avenida Beira Mar, 2380, Meireles.

Diagnóstico finalizado no ano passado pela Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado apontou a superlotação como o principal fator de risco sanitário para a saúde da população carcerária. No primeiro semestre deste ano, a população carcerária do Ceará era de 12.522 detentos para uma capacidade das unidades prisionais do Estado de abrigar juntas pouco mais de 7 mil presos. O Governo do Estado anunciou a construção e reforma de 13 cadeias.

Outros fatores de risco indicados no diagnóstico são as condições higiênico-sanitárias gerais das unidades prisionais, a potabilidade da água, controle de pragas e roedores, sistema de segurança contra incêndio e
insuficiência de profissionais de saúde. A melhoria das condições começa com preparação de técnicos das vigilâncias sanitárias municipais. O processo de descentralização das ações de Vigilância Sanitária das unidades prisionais promovido pela Sesa capacitou este ano 175 técnicos municipais para a inspeção de 140 unidades em todo o Estado, entre cadeias públicas (128), colônias agrícolas (duas), penitenciárias e presídios (seis), hospitais de custódia (dois) e casas de custódia provisória (duas).