Hemoce é o único do Brasil aprovado em auditoria da Anvisa

29 de outubro de 2008 - 18:10

O Hemoce foi o único hemocentro do Brasil aprovado em auditoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do laboratório francês LFB, contratado pelo Ministério da Saúde para produzir medicamentos anticoagulantes. A auditoria habilitou o Hemoce como fornecedor de hemocomponentes, por observar os padrões de qualidade exigidos pelas legislações brasileira e francesa na coleta e processamento do sangue. A divulgação dessa boa notícia para o Ceará saiu na edição desta semana da revista Isto e foi confirmada pelo Ministério da Saúde. A produção de hemoderivados para o tratamento de hemofílicos a partir do plasma sanguíneo processado no Brasil é centralizada na França.

Em junho deste ano, dois técnicos do laboratório francês passaram dois dias no Hemoce, acompanhando todo o processo de produção de hemocomponentes. O Hemoce observa os critérios de qualidade desde a seleção de doadores, com a realização de sorologia, passando pela coleta, separação do plasma, congelamento, armazenamento e monitoramento de temperatura.

A auditoria para a produção constatou problemas na forma de armazenamento do sangue e outras irregularidades em pelo menos 14 centros de transfusão. Bolsas de plasma sanguíneo, de acordo com a revista, estavam se estragando quando a auditoria foi realizada. Segundo a reportagem, as inspeções identificaram a existência de fungos e de poeira nos locais onde o sangue é guardado, presença de caixas além do limite de armazenagem, bolsas retorcidas e com fuligem, falta de controle da temperatura dos freezeres e indícios de descongelamento indevido do plasma, tornando-o inadequado para a produção dos medicamentos. Essas condições de armazenamento, estima a reportagem, comprometeu pelo menos 260 mil bolsas de sangue.