Com o controle da sífilis, Hospital César Cals ganha prêmio
29 de outubro de 2008 - 18:04
O Hospital Geral Dr .César Cals, que este ano está completando 80 anos, acaba de ganhar um prêmio do Ministério da Saúde. O prêmio foi conquistado porque desde 2004, em toda gestante recebida para realização de parto e curetagem, é feito o teste de VDRL com o objetivo de obter o diagnóstico precoce da sífilis e ainda instituir o tratamento para o recém-nascido, para a mãe e para o parceiro.
O concurso, realizado pelo Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids do Ministério da Saúde/ Secretaria de Vigilância em Saúde, destinou-se aos serviços de assistência em saúde e organizações não governamentais que desenvolvem ações para pessoas com DST e/ou gestantes. A premiação foi para experiências inovadoras e bem sucedidas realizadas entre os anos de 2002 e 2007.
De acordo com Maria do Socorro Cavalcante, epidemiologista do HGCC, desde 2005, os recém-nascidos na maternidade do Hospital são acompanhados pelo pediatra ambulatorial, no tratamento para o controle da doença, evitando seqüelas, como surdez, cegueira, retardo no desenvolvimento motor. Desde o ano passado, também são realizados exames de sorologia nos parceiros em que as pacientes apresentaram a doença. São encaminhados para o tratamento e à administração da medicação.
Com isso, o Hospital César Cals está aplicando o tratamento da sífilis nas mães, bebês e parceiros infectados para evitar a reinfecção da mulher, assim como em outra gravidez, além de dar condição para que a doença seja eliminada.