Situação de Saúde Ceará

28 de outubro de 2008 - 18:55

1. Introdução
O perfil de saúde no Ceará assemelha-se ao do país, quanto ao decréscimo significativo das doenças infecciosas, principalmente as imunopreveníveis, e ao aumento crescente das doenças crônicas e degenerativas, decorrentes do envelhecimento da população. O aumento da expectativa de vida deveu-se à redução da mortalidade infantil por causas ambientais, à melhoria da qualidade de vida da população e ao maior acesso a bens e serviços públicos, ainda que de forma desigual.

O estado tem outros desafios, como a elevada incidência de doenças emergentes e reemergentes, cujos determinantes são, predominantemente, socioeconômicos e ambientais, destacando-se, entre essas doenças: tuberculose, Aids e dengue, como também doenças como as leishmanioses e hepatites virais.

Como causas de mortalidade, se destacam as mortes violentas, de elevada transcendência e gravidade, com impactos econômicos e sociais, a elevada mortalidade materna por causas evitáveis, a mortalidade infantil neonatal e ocorrência de cânceres em pessoas jovens.
Esses são alguns dos aspectos relevantes e desafiadores para as políticas públicas no estado do Ceará.