Malária

23 de outubro de 2008 - 15:37

O QUE É MALÁRIA
Malária é uma doença parasitária sistêmica potencialmente grave e geralmente febril, com evolução  aguda, causada por um protozoário do gênero plasmodium.

COMO É TRANSMITIDA
A malária é transmitida naturalmente pela picada da fêmea do mosquito Anopheles infectado, também conhecido como mosquito-prego.
No Ceará, ele se  prolifera em coleções de água doce (Anopheles darling, Anopheles albitarsis) e salobras (Anopheles aquasalis). Pode também ser transmitida através da transfusão de sangue contaminado,  acidentes de trabalho com instrumentos perfuro cortantes contaminados e malária congênita. 

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS
Os sintomas e sinais clínicos conhecidos como acessos maláricos, caracterizam-se por intensos calafrios seguidos de elevação rápida da temperatura corpórea, acompanhada de náuseas e/ou vômitos, dor de cabeça, dores musculares e abdominais. A medida que a temperatura começa a baixar, o doente apresenta intensa sudorese.
Estes acessos, que podem durar até  seis horas, se repetem com intervalos diferentes, de acordo com a espécie do plamodium.

COMO PODEMOS EVITAR A MALÁRIA
A principal medida de prevenção da malária  nas regiões endêmicas é evitar a picada dos mosquitos com o uso de repelentes, de mosquiteiros, assim como evitar se expor ao mosquito em locais próximos a criadouros, principamente ao amanhecer e ao entardecer.
No Ceará, a prevenção é direcionada ao diagnóstico precoce e tratamento oportuno de pessoas suspeitas ou doentes, procedentes de regiões endêmicas.