Esquistossomose Mansônica

23 de outubro de 2008 - 15:44

O QUE É ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA
Doença infecciosa parasitária causada por trematódeo (Schistosoma mansoni), que vive na corrente sanguínea do hospedeiro definitivo. A evolução clínica pode variar desde formas assintomáticas até as extremamente graves.

HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO
São caramujos pertencentes ao gênero Biomphalaria, que vivem: água doce de córregos, riachos, valas e açudes onde há pouca correnteza e bastante quantidade de matéria orgânica.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS  DA DOENÇA NO HOMEM
Diarréias, febre, cólicas, dores de cabeça, náuseas, tontura, sonolência, emagrecimento, endurecimento e  aumento de volume do fígado e baço (barriga d’água) e hemorragias que causam vômitos e fezes escurecidas.

COMO É TRANSMITIDA
O homem doente ao defecar próximo a passagens de água elimina através das fezes o ovo do parasita, que eclode ao atingir a água, liberando uma larva,  o miracídio, que penetra no caramujo transformando-se em cercária, que lançada na água infecta pessoas que entram em contato com essa água.
        
COMO  PODEMOS EVITAR A ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA
– Saneamento básico – esgoto e tratamento de água
– Evitar tomar banho em coleções de águas doces (rios, lagos, açudes, valas e canais de irrigação em áreas onde há transmissão da esquistossomose
– Combate ao caramujo
– Educação em saúde.