Comitês/ Comissões

23 de outubro de 2008 - 17:12

A recorrência e persistência do dengue no Estado, os dez anos sem redução da taxa de mortalidade materna e neonatal, a prevalência das doenças cardiovasculares e das neoplasias na taxa de mortalidade da população resumem algumas das razões para a autoridade sanitária inovar na definição de estratégias de abordagens de prevenção e tratamento dos agravos que comprometem os indicadores de saúde no Ceará.

A necessidade de aprofundar a intersetorialidade, a participação da sociedade, a integralidade e a difusão do conhecimento deixou evidente que a solução dos problemas não depende exclusivamente do setor saúde – exige, isso sim, a incorporação de setores sociais afins em uma força-tarefa que estabeleça objetivos a alcançar, defina estratégias de ações e favoreça a execução das atividades e dos procedimentos que tornarão possível o cumprimento das metas fixadas.

Foi essa certeza – acompanhada de manifestações espontâneas de determinados atores sociais – que levou à formalização de pactos entre o poder público e a sociedade em torno de objetivos de saúde pública e ao surgimento, por iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, de comitês intersetoriais de atenção a situações específicas, para definição de estratégias de ação e políticas setoriais com vistas ao cumprimento dos objetivos pactuados. Funciona assim: os pactos estabelecem metas, os comitês operacionalizam os pactos e a Secretaria da Saúde cria as condições para que as decisões se realizem na prática.

Existem 13 comitês em funcionamento, especificamente envolvidos com a dengue, com a mortalidade materna, a mortalidade neonatal, com o câncer e com as doenças cardiovasculares. Foram criados na atual gestão o Comitê Estadual de Atenção à Doença Cardiovascular e o Comitê Estadual de Controle do Câncer. Foram reestruturados e ampliados o Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue, o Comitê Cearense de Prevenção da Mortalidade Materna e o Comitê de Controle Estadual de Prevenção do òbito Infantil e Fetal. Orientados pela Secretaria da Saúde, os termos dos pactos são aprovados pelos comitês, que definem com a Sesa os seus executores.

O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, explica que a criação dos comitês atende aos critérios de gravidade e letalidade da doença, magnitude da prevalência, vulnerabilidade do agravo às ações de prevenção, controle e tratamento, critérios esses associados ao componente político que expõe na gestão da Secretaria a disposição de resolver os problemas de saúde que mais afligem os cearenses, sem prescindir do protagonismo da própria sociedade.

Segundo Manoel Fonseca, a incorporação das sociedades médicas, de profissionais da saúde, de organizações da sociedade e de outras instituições públicas tem tornado mais fácil a solução dos problemas. Inclusive na alocação dos recursos da Secretaria e dos repasses do Ministério da Saúde, as ações definidas pelos comitês têm potencializado os resultados de ações até então custeadas isoladamente. “As deliberações das políticas de saúde se enriquecem com a incorporação desses setores”, constata Fonseca.

A experiência da Secretaria da Saúde tem chamado atenção de profissionais de outras especialidades médicas que não aquelas associadas aos comitês instalados ou em instalação. A Sociedade de Pneumologia, segundo Manoel Fonseca, já vislumbra a criação de um Centro de Referência para Doenças Pulmonares a partir da formalização de um pacto e a instalação de um comitê que estabeleça atenção preventiva e integral das doenças respiratórias.

Veja, na íntegra, portarias que criaram os comitês:

Portaria Comitê Setorial de Acesso à Informação

Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A (H1N1)

Comitê Prevenção da Mortalidade Materna

Comitê de Controle do AVC

Comitê de Aleitamento Materno

Comitê de Hepatites Virais

Comitê de Banco de Leite Humano

Comitê de Prevenção ao Óbito Infantil

Comitê de Prevenção de Controle da Tuberculose

Comitê dos Fitoterápicos

Comitê Doença de Gaucher

– Comitê de Ética e Pesquisa

– Comitê Estadual de Mobilização Contra a Dengue

– Comitê de Urgência e Emergência

Veja, na íntegra, portarias que criaram as comissões:

Comissão de Determinantes Sociais

Comissão de Saúde Ocular

Comissão da Atenção aos Portadores de Patologia de Erro Inato de Matabolismo

Comissão de Avaliação de Tecnologias em Saúde no Estado do Ceará

Comissão Gestora Estadual da Rede Telessaúde-Ceará