Pesquisa do IBGE inova e inclui tabagismo e atividade física

29 de setembro de 2008 - 03:00

 

Edição 2008 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, inova. Vem com um questionário sobre saúde e tabagismo. No Ceará o levantamento começa segunda-feira, 6, e será feito por 177 pesquisadores, 70 deles em Fortaleza. O processo deverá estar concluído em 15 de dezembro, segundo previsão da coordenação da PNAD no Estado. Em todo o Brasil serão 2,5 mil recenseadores em 140 mil domicílios. A análise permitirá ao Ministério da Saúde e à Organização Mundial de Saúde (OMS) a adoção de novas políticas públicas nessa área.

O questionário é composto de cinco blocos com 100 quesitos indagando sobre condições de saúde, acesso aos serviços de saúde, consultas médicas e odontológicas, uso de serviços nos últimos 15 dias, motivo e local procurado. Quer saber ainda o tipo de atendimento recebido e financiamento dos atendimentos, incluindo atendimentos domiciliares de urgência e cobertura por plano de saúde.

Na PNAD 2008 também há perguntas sobre atividade física no tempo livre, no trabalho e no domicílio que serão essenciais para a avaliação do grau de sedentarismo da população. Um segundo questionário será aplicado em sub-amostra de domicílios com perguntas sobre tabagismo, contemplando atuais e ex-fumantes, exposição ambiental à fumaça do tabaco, conhecimentos, atitudes e percepção sobre o tabagismo.

No levantamento, os recenseadores usam computadores de mão, o que possibilita cruzar as informações com outros levantamentos. As informações são sigilosas e impessoais. Os dados passados ao pesquisador não terão os nomes dos entrevistados e também não serão repassados para mais ninguém, além dos funcionários do IBGE. Todos os moradores das casas que forem escolhidas serão entrevistados, exceto crianças.

O IBGE avisa que os pesquisadores são identificados com o crachá e o computador de mão, onde as respostas são marcadas. Se os moradores não estiverem em casa no momento da primeira visita, o pesquisador pode marcar e voltar à noite, até as 21 horas, ou no final de semana para concluir o questionário.