Nove dias de campanha para aumentar doação de órgãos

22 de setembro de 2008 - 12:29

27 de setembro é o Dia Nacional do Doador. Com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a população para a doação de órgãos, a Secretaria da Saúde do Estado organizou com hospitais e associações de transplantados nove dias de atividades e eventos.

Tudo para aumentar a doação de órgãos e salvar vidas. Este ano foram realizados 448 transplantes no Ceará. Há 902 pessoas na fila de espera de córneas, coração, fígado e rim.

A programação começa segunda-feira, 22. Das 8h30min às 10 horas haverá um ato ecumênico no Instituto Dr. José Frota em homenagem aos familiares de doadores e uma exposição itinerante de fotos da campanha do coração artificial. Na terça-feira a homenagem aos doadores será no Hospital de Messejana, às 8h30min.

Na quarta-feira, 24, Dia Mundial do Coração, o foco da campanha é a doação de coração e os cuidados com a hipertensão. Das 7 às 20 horas, na Estação de trem João Felipe será feira distribuição de folderes informativos. Além de estações de trem, a campanha vai também aos terminais de ônibus. No dia 25, das 7 às 12 horas, os passageiros que circulam pelo terminal do Antônio Bezerra, vão receber informações sobre a doação de órgãos.

No dia 26, sexta-feira, o circo Beto Carreiro estará no Hemoce para chamar, com a ajuda da arte, à atenção para a importância da doação de sangue. Mas o destaque da campanha no Hemoce será a campanha de doação de medula óssea. O Secretário da Saúde do Estado fará o lançamento às 15 horas, na sede do Hemoce, Rua Francisco Pedro, s/n, Rodolfo Teófilo.

No sábado, 27, às 10 horas, no Clube dos Diários o “Jogo da vitória” integra médicos e transplantados numa só causa: aumento da doação de órgãos. No dia 28, em stand montado no projeto Lazer em Ação, no Parque do Cocó, educadores em saúde da Sesa distribuem folderes e orientam a população sobre doação.

A programação continua nos dias 29 e 30. No dia 29, o medalhista da dupla de vôlei Márcio Lima fará tarde de autógrafos no Hemoce. No último dia, 30, a programação se concentra no evento de comemoração dos 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), na Praça do Ferreira. Quem passar pela praça receberá orientações sobre doação e verá a exposição da campanha do coração artificial, desenvolvida pelo Hospital de Messejana.

Veja nosso calendário.

* DIA 22

– 8h30min e às 10h30min – Instituto Dr. José Frota
Ato ecumênico em homenagem aos familiares de doadores de órgãos
– Exposição itinerante de Fotos da Campanha do “Coração Artificial”

– 8 às 12 horas – Posto de Saúde Benedito Artur de Carvalho, Bairro de Messejana
– Atividades de prevenção: diabetes, hipertensão e divulgação da doação de órgãos e tecidos para transplantes

* DIA 23

– 8h30min – Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
– Ato ecumênico em homenagem aos doadores de órgãos. Exposição itinerante de fotos da campanha do “Coração artificial”

* DIA 24

– 7 às 18 horas – Metrofor Estação 14 – João Felipe
– Stand de divulgação em homenagem ao Dia Mundial do Coração e ao Dia Nacional do Doador de Órgãos
– Serviço de aferição da Pressão Arterial

– 8 às 12 hHospital Geral de Fortaleza
– Stand 20 anos do SUS/ Stand de divulgação da doação de órgãos

– 8 às 12 hSede da ADHFOR, Rua Vicente Negreiros Braga, 160, Bairro de Fátima
– Serviço e orientação sobre a prevenção da hipertensão
– Divulgação da doação de órgãos

– 20 h – Casa do Leão, Rua João Cordeiro, 2181, Joaquim Távora
– Sessão solene sobre transplantes

* DIA 25

– 7 às 12 hTerminal de Antônio Bezerra
– Divulgação e esclarecimento da doação de órgãos junto aos transeuntes

– 8 h Petrobrás (na base de Paracuru)

– 13h30min Petrobrás (na sede administrativa)
– Palestra sobre doação e transplante para funcionários

* DIA 26

– 10h30min – 14 horas e às 15hHemoce
Palestras informativas para os servidores
– Atrações do circo Beto Carreiro
– Lançamento da campanha de doação de medula óssea

– 9 h Câmara Municipal de Fortaleza
– Sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Coração e ao Dia Nacional do Doador de Órgãos

* DIA 27

– 8 e às 10 hClube dos Diários
– Praia do Futuro Jogo da vitória (Médicos x Pacientes Transplantados).

* DIA 28

– 8 hParque do Cocó
– Lazer em Ação (stand, panfletagem e orientação sobre doação).

* DIA 29

– 14 hHemoce
– Tarde de autógrafos com o medalhista da dupla de vôlei Márcio Lima.

* DIAS 29 e 30

– 8 às 20 h Praça do Ferreira – Stand 20 anos do SUS