Municípios prioritários avaliam plano de controle da Aids

15 de setembro de 2008 - 18:08

A Secretaria da Saúde do Estado reúne na segunda-feira, 15, representantes dos 16 municípios prioritários da Política de Incentivo à Prevenção das DSTs/Aids no Ceará para avaliar resultados e planejar novas diretrizes para o Plano de Ações e Metas (PAM) em 2009. A reunião acontecerá das 8 às 17 horas, no Magna Praia Hotel, na Avenida Historiador Raimundo Girão, Praia de Iracema. Na reunião, coordenadores de DSTs/Aids dos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Caucaia, Maracanaú, Aracati, Cascavel, Sobral, Iguatu, Russas, Crateús, Canindé, Pacajus, Itapipoca, Limoeiro do Norte e Quixadá.

Técnicos do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças da Secretaria da Saúde do Estado apresentarão o Plano de Redução da Transmissão Vertical da Aids, Política de Saúde Bucal e o prêmio para o município que realiza boas práticas de prevenção das DSTs. Também será analisado o Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids do Ministério da Saúde. As conclusões dos debates irão subsidiar a consolidação do Plano de Ações e Metas para 2009 da Secretaria da Saúde do Estado e das secretarias municipais de Saúde.

Desde o primeiro caso, registrado no Ceará em 1983, até julho de 2008, foram notificados 8.076 casos de Aids no Estado. A doença afeta mais o sexo masculino, que registra 5.728 casos (71%), contra 2.348 casos entre mulheres (29%).