Comitê do Câncer será implantado sexta-feira, 12

12 de setembro de 2008 - 18:27

Principal ação é prevenir

O câncer é a segunda causa de mortalidade no Ceará, atrás apenas das doenças do aparelho circulatório, e o controle é dificultado principalmente pelo diagnóstico tardio. Para aumentar o controle sobre a doença, com prioridade na prevenção, a Secretaria da Saúde do Estado criou e vai inaugurar sexta-feira, 12, o Comitê Estadual de Controle do Câncer. A inauguração será às 10 horas, na sede do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON), na Rua Papi Júnior, 1511, Rodolfo Teófilo, sede do Comitê do Cancer, coordenado pelo médico Luiz Gonzaga Porto Pinheiro. Através de portaria do Secretário da Saúde do Estado, João Ananias Vasconcelos Neto, o médico Luiz Gonzaga Porto Pinheiro, professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará, foi designado para exercer a função de coordenador estadual da atenção oncológica no Ceará.

As ações do Comitê do Câncer já foram iniciadas, com a definição de 12 subcomitês que vão mapear os tipos de cânceres mais comuns no Ceará, identificar os meios diagnósticos e atualizar as informações do sistema de referência e contra-referência. A meta do Comitê é padronizar os esquemas de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer no Estado para exercer maior controle sobre a doença.

O aumento da expectativa de vida, associada à exposição a fatores de risco, como sol, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, poluição ambiental, obesidade e aos maus hábitos alimentares têm contribuído para o aumento de diversos tipos de câncer: próstata, mama, pele, pulmão, aparelho digestivo. Em 2007, as neoplasias que apresentaram maiores taxas de mortalidade entre os homens foram o câncer de próstata, de estômago, brônquios/pulmões e esôfago. Entre as mulheres, as maiores taxas ficaram com o câncer de mama, brônquios/pulmões, estômago e colo de útero.

Principais responsabilidades do Comitê Estadual de Controle do Câncer:

– Formular as políticas e estabelecer normas para as ações de controle do câncer, de acordo com a política nacional oncológica, do Ministério da saúde, programas do Instituto Nacional do Câncer e as diretrizes da Secretaria da Saúde do Estado.

– Estruturar os serviços de assistência oncológica, de forma integrada, regionalizada e hierarquizada, considerando as necessidades atuais e futuras para um atendimento de qualidade.

– Realizar estudos epidemiológicos e análises de tendências e incentivar pesquisas relacionadas a incidência e prevalência dos cânceres mais comuns no Estado e seus fatores de risco.

– Coordenar as atividades de educação para a prevenção, capacitação de profissionais, diagnóstico, registros de dados e assistência oncológica.

Quem compõe o Comitê do Câncer

Representação da sociedade civil – Conselho Estadual de Saúde, Conselho de Secretarias e Secretários Municipais de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Grupo de Educação e Estudos Oncológicos e Instituto do Câncer do Ceará .

Representação Governamental – Secretaria da Saúde do Estado(Coordenação de Políticas e Atenção à Saúde, Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, Coordenadoria das Células Regionais de Saúde e Coordenadoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria e a Escola de Saúde Pública do Ceará), Secretaria da Saúde do Município de Fortaleza e Defensoria Pública do Estado do Ceará.

gráfico mostrando a taxa de mortalidade entre 2003 e 2007